Notícias

Acordos para desmatar

Com a pressão do mercado imobiliário paulistano, o número de desmatamentos autorizados pela Prefeitura de São Paulo mais do que quadruplicou em dois anos, segundo levantamento do jornal Folha de S.Paulo. Em 2005, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente emitiu 44 Termos de Compensação Ambiental (TCA) para empresas interessadas em construir em áreas arborizadas. Em 2007, foram 195, o que representa aumento de 343%. O total de árvores derrubadas no período por meio dos TCA cresceu em proporção ainda maior, passando de 1.549 para 8.013 (417%). Segundo a SVMA, o aumento do número de acordos é visto com bons olhos, pois representa, entre outras coisas, que empresas que desmatariam sem autorização passaram a procurar a prefeitura. Apesar de o número de contrapartidas também ter aumentado – foram exigidas 883% mais mudas plantadas em terrenos prejudicados do que em anos anteriores – e o clima da SVMA ser de otimismo, o que se vê em imagens de satélite são grandes clarões, onde o verde já não existe.

Redação ((o))eco ·
24 de março de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
4 de maio de 2026

O colapso climático e humanitário nos tempos de guerra

Enquanto não houver recomposição de mecanismos eficazes de cooperação e responsabilização, tratados internacionais como o das mudanças climáticas serão abandonados em metas e prazos

Podcast
1 de maio de 2026

Entrando no Clima #73 – Santa Marta e a força da coalizão

Sem acordo global, Conferência Global para a Transição para Longe dos Combustíveis Fósseis aposta no multilateralismo para tirar o petróleo do centro da economia

Salada Verde
30 de abril de 2026

Maior evento de observação de aves do mundo contará com etapa no norte do Paraná

Global Big Day promove a observação de aves como ferramenta para conservação; movimento no Brasil ganha força com o turismo de natureza na região norte do Paraná

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.