Notícias

O preço da água

Quanto vale a água? A pergunta encontra respostas diferentes, dependendo do país ou região do planeta. Para a população pobre de Dar es Salaam, na Tanzânia, mil litros chegam a custar oito dólares. Para a população rica da cidade, a mesma quantia custa 34 centavos de dólar. Um dos piores efeitos desse descontrole, segundo o jornal Financial Times, é o comércio global de "água virtual", isto é, a água usada sem critérios na produção de alimentos ou bem manufaturados. Alguns países carentes do recurso ainda assim a enviam para o exterior na forma de exportação. E muitos nem sabem a quantidade de água usada para produção de um bem. Uma calça jeans, por exemplo, usa até 11 mil litros de água. Um simples hambúrguer consome até 2,4 mil litros para ser produzido. Para que o preço da água seja estabelecido de forma mais justa, especialistas sugerem que ela seja inserida no mesmo conceito do comércio de carbono, o cap-and-trade, iniciativa que já existe em certas regiões da Suíça.

Redação ((o))eco ·
4 de abril de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
24 de julho de 2026

Caminhoneiros autônomos reclamam de dificuldade na aquisição de veículos menos poluentes

Relatos mostram que em três anos de vigência do Proconve P8, Brasil não avançou para transição energética justa no transporte rodoviário de carga

Notícias
24 de julho de 2026

Novo centro no RJ vira marco para restauração da Mata Atlântica

O centro será um espaço de pesquisa, capacitação e um amplificador de boas práticas na recuperação do bioma, promovido pela Associação Mico-Leão-Dourado

Análises
24 de julho de 2026

Enchentes podem espalhar poluentes da mineração de carvão no Rio Grande do Sul

Metais tóxicos e outros contaminantes associados à extração de carvão podem ser transportados por chuvas intensas e enchentes, alcançando áreas distantes das minas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.