Notícias

Espécies nômades

A revista Science publica hoje um estudo inédito feito por uma equipe internacional de botânicos sobre o deslocamento de plantas em montanhas francesas por conta do aquecimento global. Diferente de estudos anteriores sobre o tema – que se restringiam às variações de calor devido a latitude -, a pesquisa mostra como as espécies estão se deslocando, permitindo situar o homem em “um mar de espécies em movimento”. Segundo o estudo, feito com 171 plantas das cadeias montanhosas francesas, os exemplares subiram em média 29,4 metros por década entre 1905 e 2005. A grande migração foi ajudada pela elevação de quase 1° grau na temperatura das montanhas francesas no século XX, diz notícia da agência EFE. Para ler o estudo, publicado na Science, clique aqui.

Redação ((o))eco ·
27 de junho de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
1 de julho de 2026

As Cunhã-Porangas transformam o próprio corpo em floresta, rio e mito no Festival de Parintins

Representantes das mulheres indígenas, as cunhãs surge primeiro como guerreira, mas depois encarna a biodiversidade amazônica e a transforma em arte cênica

Análises
1 de julho de 2026

O Mar não é Estação de Tratamento: o futuro das nossas águas no Conama

Revisão da Resolução Conama nº 430/2011, um dos principais instrumentos de controle de poluição hídrica no Brasil, exige responsabilidade com a vida marinha

Salada Verde
1 de julho de 2026

Webinar discute caminhos para fortalecer o financiamento climático no Brasil

Encontro online no dia 08 de julho terá como estudo de caso o Movimento Viva Água, que reúne diferentes atores para fortalecer ações de segurança hídrica, conservação e adaptação climática

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.