Notícias

Retrato da insensibilidade

A foto ao lado apresenta uma paisagem comum em Miguel Pereira, município do Rio de Janeiro. Lá, como em tantas regiões do Brasil, centenas de hectares de mata nativa foram postos abaixo para dar lugar ao pasto. Tempos depois, no entanto, o dono do terreno retratado na imagem percebeu que a sombra é fundamental para a saúde de seus gados. Sem uma árvore sequer de pé para contar a história, a solução foi criar esta estrutura artificial. “Ao deitar com a barriga de encontro à terra fresca, o animal encontra a temperatura correta para digerir efetivamente a refeição”, explica André Rívola, diretor do Projeto Novo Horizonte I, responsável por criar, na região, um método para desenvolver ilhas de vegetação - verdadeiras florestas tropicais reproduzidas em escalas mínimas. De acordo com ele, é fácil colocar pequenas comunidades florestais (PFC, como são conhecidas) em pastos. “Basta colocar uma cerca eletrificada, de um só fio, alimentada por energia solar, ao redor delas. Depois de alguns anos as mudas alcançam altura suficiente para resistir à presença do gado”, diz.

Redação ((o))eco ·
7 de agosto de 2009 · 17 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
27 de outubro de 2026

Políticas alimentares foram ‘totalmente degradadas’ sob Bolsonaro, afirma secretária 

Ana Terra Reis, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, fala sobre os desafios da agricultura familiar diante das disputas territoriais em plena crise climática →

Colunas
27 de outubro de 2026

Navegando pelo retrocesso

A segurança da população não pode depender da disposição de legisladores em reconhecer os limites ecológicos, nem ficar subordinada aos interesses setoriais instalados no Congresso →

Colunas
27 de outubro de 2026

Do pasto à prateleira do mercado: os custos ocultos da indústria da carne bovina no Cerrado

Cobrar transparência não é um mero detalhe burocrático, mas uma condição para que seja possível cobrar responsabilidades ao longo da cadeia →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.