Notícias

E lá se vai o Saola

Alerta distribuído hoje pela União Internacional para a Conservação da Natureza dá conta de que o simpático Saola (foto acima) está em vias de extinção. Esse parente do boi selvagem que atende pelo nome científico de Pseudoryx nghetinhensis só foi descoberto em 1992, em montanhas do Vietnã e Laos, mas conforme cientistas reunidos de emergência no segundo país, sua situação é para lá de crítica. E ainda mais perigosa porque não há um exemplar sequer em zoológico, se isso se pode chamar de conservação. A principal ameaça ao belo animal é caça apoiada por cachorros, seguida pela destruição de seus habitats pelo desmatamento. Receituário certo para a extinção.

Redação ((o))eco ·
2 de setembro de 2009 · 17 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
8 de setembro de 2026

Ultrapassar 1,5°C não pode ser normalizado

Mesmo que a temperatura global possa ser reduzida no futuro, os danos produzidos durante o período de maior aquecimento não serão automaticamente revertidos

Notícias
8 de setembro de 2026

Registros inéditos revelam área-chave para reprodução de tubarões no litoral do RJ

Pesquisa identifica fêmeas grávidas e mapeia potencial berçário de três espécies de tubarão, duas dela ameaçadas, no complexo estuarino de Ilha Grande-Sepetiba

Salada Verde
8 de setembro de 2026

Documentário apresenta o ritmo das águas do Pantanal e a vida que elas sustentam

Curta documental “Pulsar” explora os ciclos de cheia e seca como fio condutor e o sistema que conecta toda biodiversidade pantaneira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.