Notícias

Bicicletas chegando na capital

Governo do Distrito Federal anuncia construção de 300 km de ciclovias em Brasília. Além disso,  modelo de aluguel de bicicletas que será adotado é igual ao de Barcelona.

Redação ((o))eco ·
6 de outubro de 2009 · 12 anos atrás
Na chamada Linha Verde, 22 quilômetros de ciclovias (rosa) serão instalados. Imagem: Secretaria de Transportes do GDF
Na chamada Linha Verde, 22 quilômetros de ciclovias (rosa) serão instalados. Imagem: Secretaria de Transportes do GDF
 
Este mês o governo do Distrito Federal deve assinar contrato com uma empresa privada para a instalação de cinqüenta praças com bicicletas públicas. O modelo será semelhante ao de cidades como Rio de Janeiro, Recife e Barcelona (Espanha). Cada usuário deverá se cadastrar e poderá escolher planos anuais, semestrais, semanais ou diários de aluguel e pedalar livremente pela cidade, buscando ou deixando as magrelas em cada estação. Também poderão ser realizados pagamentos por tempo de uso.

Depois de assinar a papelada, a empresa terá três meses para iniciar a instalação dos equipamentos. A região central de Brasília será a primeira a ser contemplada, com onze praças. Em seguida, virão a Asa Sul, o Parque da Cidade, Asa Norte, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia. O período total para implantação do projeto é de 15 meses. Veja tabela abaixo:

 

Região

Prazo (meses)

Estações

Central

3

11

Asa Sul

6

12

Parque da Cidade, Asa Norte e Águas Claras

9

10

Estações Móveis

12

5

Taguatinga

15

6

Ceilândia

15

6

Fonte: Secretaria de Transportes do GDF

Conforme a Secretaria de Transportes do Distrito Federal, nos últimos dois anos a região ganhou 44 quilômetros de ciclovias, nas cidades e bairros de Samambaia, Itapoã, Jardim Botânico/São Sebastião, Varjão/Paranoá e DF001/Barragem Paranoá. Mais 130 quilômetros de ciclofaixas são construídos no Lago Sul, Lago Norte, DF079, DF459, DF150 e EPTG. Outros oitenta quilômetros estão em projeto. Até o final de 2010, aposta o governo, devem ser concluídos 300 quilômetros de ciclovias. Mais detalhes sobre a iniciativa aqui.

Saiba mais:
Um dia (mais ou menos) sem carro 
Magrelas, gratuitas e eficientes 
Ciclismo
Pedestres agradecem planejamento urbano

Leia também

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Reportagens
21 de outubro de 2021

COP26 – Brasil tentou minimizar impacto das emissões da pecuária em relatório do IPCC

País também defendeu que aumento do desmatamento não é resultado da política atual brasileira. Outros países fizeram lobby para mudar relatório climático.

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta