Notícias

Indústrias não adotarão metas

CNI divulga qual será a posição oficial do setor em Copenhague. Compromissos voluntários e redução que não prejudique desenvolvimento do país foram propostos

Redação ((o))eco ·
5 de novembro de 2009 · 17 anos atrás

 

As indústrias brasileiras, representadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), informaram hoje (5) que não querem se comprometer com metas numéricas de redução de emissões dos gases de efeito estufa. Como já havia adiantado O Eco, o setor defende que o Brasil deve participar do esforço global para reduzir o CO2 emitido na atmosfera, mas “de forma voluntária […], sem caráter compulsório e sem fixação de metas”.

Em documento oficial, a CNI ressaltou ainda que o estabelecimento de compromissos  voluntários não deve “impor limites ao crescimento econômico, ao consumo de bens essenciais e à melhoria da qualidade de vida e nem sujeitar o país a barreiras comerciais”. Como argumentos para esta decisão, o diretor-presidente da CNI, José Augusto Fernandes, citou a vantagem comparativa do país, que tem uma matriz energética considerada limpa, e a chamada “responsabilidade histórica”, isto é, os países que no último século emitiram muito no seu processo de industrialização devem ter maior responsabilidade na redução de emissões do que as nações em desenvolvimento. Ambientalistas consideram este último argumento uma visão atrasada e conservadora da nova dinâmica de produção de energia imposta pelo aquecimento global.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



As indústrias são responsáveis por 8,8% do total de CO2 emitido pelo Brasil. No entanto, estudo realizado pela USP mostrou que o setor industrial foi o que mais cresceu em termos relativos de emissões. Entre 1994 e 2005, os processos industriais aumentaram sua taxa de emissão de CO2 em 73,6%.
 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
22 de maio de 2026

IPAM e UNODC lançam guia para proteção de terras indígenas

Documento defende o protagonismo indígena na proteção territorial e reúne práticas para enfrentar invasões, garimpo e desmatamento ilegal

Reportagens
22 de maio de 2026

Racismo ambiental: quem fica de fora da discussão climática no Brasil?

Agendas como a transição energética e planos climáticos avançam sem incluir populações periféricas, indígenas e tradicionais nas decisões

Notícias
22 de maio de 2026

Mudanças climáticas encurralam aves nas montanhas da Chapada Diamantina

Aumento da temperatura global pode comprometer a sobrevivência de espécies de distribuição mais restrita ao topo das montanhas, como o beija-flor-de-gravata-vermelha

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.