Notícias

Conversa

Redação ((o))eco ·
4 de agosto de 2004 · 22 anos atrás

A Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib) está discutindo com técnicos do ministério do Meio Ambiente maneiras de tornar mais rápido o processo de licenciamento ambiental de obras de grande porte no Brasil. Já fez várias propostas. Sugeriu, por exemplo, criar cadastro na Internet com o nome organismos e consultores considerados referência em questões ambientais para combater a baixa qualidade dos estudos de impacto que as empresas apresentam. O cadastro as ajudaria a contratar as melhores pessoas para fazer este trabalho. Pede também que o Ibama comece a avaliar os estudos ambientais tão logo os receba da iniciativa privada. Hoje, ele aguarda pareceres de outros órgãos do governo, coisa que pode durar até 4 meses, para começar a olhar a papelada. Finalmente, a Abdib está propondo a criação de cursos de pós-graduação em gestão ambiental, para melhorar a qualidade da força de trabalho que cuida do assunto.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
24 de junho de 2026

Acordo provisório freia avanço da mineração de Belo Sun no Xingu

O acordo manteve a licença de instalação no centro da disputa e impede qualquer intervenção física no empreendimento por 60 dias

Reportagens
24 de junho de 2026

Quando a justiça tarda, mas não falha: a desocupação do Parque Estadual Guajará-Mirim

Unidade de conservação localizada em Rondônia que sofria com invasões e crimes ambientais passou por uma novela jurídica de anos, porém com direito ao final feliz

Colunas
24 de junho de 2026

O afeto e a empatia na formação de pesquisadores para um mundo mais sustentável e justo

Na Década da Ciência do Oceano, jovens pesquisadores mostram como relações humanas fortalecem respostas às crises socioambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.