Notícias

Parque Nacional na Justiça

Foi suspensa a criação do Parque Nacional da Serra do Itajaí, em Santa Catarina. Desde a década de 70, ambientalistas lutavam pela preservação da área, com 57 mil hectares de Mata Atlântica e nascentes que abastecem nove municípios, entre eles Blumenau. O decreto presidencial que cria o novo Parque, assinado em 4 de junho, foi suspenso no dia 6 de setembro em liminar concedida pelo juiz Edilberto Barbosa Clementino, da 2a. Vara Federal de Blumenau, atendendo ação popular proposta por sete proprietários de terras da região. Eles alegam que não houve audiências públicas em todos os municípios envolvidos e que a população rural não foi suficientemente informada. Iara Vasco Ferreira, da Diretoria de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, participou do processo de consulta pública e afirma que as audiências foram feitas nos três maiores municípios, com ampla divulgação e esclarecimento popular. "Fizemos até mais do que a lei obriga". Ela atribui a liminar a “um grupo organizado para fazer pressão política com interesses eleitorais”. Diz que a área jurídica do Ministério está estudando o caso, para assegurar que o interesse público prevaleça.

Lorenzo Aldé ·
9 de setembro de 2004 · 22 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
4 de setembro de 2026

A restauração na Amazônia começa a sair da meta e entrar na propriedade

O desafio atual é formar capacidades locais para que a recuperação da vegetação nativa tenha permanência, renda e governança

Reportagens
4 de setembro de 2026

Estudo revela  impacto da poluição do ar nas árvores da Mata Atlântica paulista

O intuito do estudo foi encontrar árvores resilientes à poluição do ar com potencial para o reflorestamento urbano

Colunas
4 de setembro de 2026

Entre a fartura e a escassez, o dinheiro não compra o que a floresta deixou de produzir

Somos todos dependentes dos mesmos ciclos naturais. As mudanças que ameaçam os modos de vida e a produção dos povos da floresta e do campo também afetará quem mora na cidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.