Notícias

Departamento Capturando Energia

Amortecedores de veículos e quebra-molas nas ruas e estradas podem ser usados para gerar energia capaz de manter o funcionamento de eletrônicos e luzes públicas

Redação ((o))eco ·
12 de janeiro de 2010 · 17 anos atrás
Estamos mesmo cercados de energia por todo o lado que a tecnologia e as pressões verdes estão colocando na mira dos inventores. Na Inglaterra, está sendo desenvolvido um sistem que usa quebra-molas para iluminar luzes públicas e sinalização luminosa nas estradas. Um fluxo contínuo de veículos por um mecanismo desse tipo seria capaz de gerar de 10 a 36Kw. Dez quebra-molas do gênero equivaleriam a uma turbina eólica.

Alguns comentaristas do site Ecogeek consideraram que a instalação de ‘speed bumps’, o nome em inglês, para gerar energia seria criar um aborrecimento para os motoristas equivalente a um pequeno furto. Bem, parece que o mecanismo pode ser retrátil e, de qualquer forma, no Brasil ao menos encontraríamos uma utilidade para os muitos que temos espalhados por nossas estradas e ruas.

Já estudantes do MIT pensaram o contrário: usar os amortecedores nos carros para capturar a energia das irregularidades do piso. Nesse caso, calculam que um caminhão equipado com esses amortecedores geraria ao longo de uma estrada típica energia suficiente para manter algo como um frigobar funcionando.

via Ecogeek

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
9 de setembro de 2026

IDS lança Bússola 2026 para pautar debate socioambiental nas eleições

Documento reúne diretrizes e propostas para a agenda socioambiental brasileira no período de 2027 a 2030 e apresenta questionamentos a candidatos aos cargos do Executivo e Legislativo

Análises
8 de setembro de 2026

Ultrapassar 1,5°C não pode ser normalizado

Mesmo que a temperatura global possa ser reduzida no futuro, os danos produzidos durante o período de maior aquecimento não serão automaticamente revertidos

Notícias
8 de setembro de 2026

Registros inéditos revelam área-chave para reprodução de tubarões no litoral do RJ

Pesquisa identifica fêmeas grávidas e mapeia potencial berçário de três espécies de tubarão, duas dela ameaçadas, no complexo estuarino de Ilha Grande-Sepetiba

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.