Notícias

Água do mar no regador

Pesquisadores do Oriente Médio desenvolvem culturas tolerantes à água salgada, entre elas uma oleaginosa usada na produção de biodiesel. Idéia pode ser interessante para o Brasil

Redação ((o))eco ·
8 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

Pesquisadores do Oriente Médio prometem resolver uma dos grandes problemas da produção de biodiesel,  aquele feito de grãos e plantas: a grande quantidade de água usada para irrigar as lavouras. Cientistas do Instituto Masdar, no Emirados Árabes , estão desenvolvendo culturas tolerantes à água salgada, tornando viável a irrigação com água do mar. Uma fazenda demonstrativa já está sendo criada no deserto e a idéia é integrar a criação de peixes e camarões com o cultivo de árvores típicas de mangue e salicornia, cujas sementes podem ser convertidas em combustível, principalmente para aviões.  A água do mar será transportada da costa até a fazenda através de canais e alimentará os tanques de camarões e peixes e as plantações. Os efluentes da criação dos peixes ainda serão usados para fertilizar as plantas. Grandes empresas do setor de aviação patrocinam a idéia, como a Boeing e a Etihad Airways, original dos Emirados Árabes. Com uma costa de mais de 7 mil km, a idéia não é nada má para o Brasil, não só para a produção de biodiesel.
*
O uso agrícola da água do mar não é novidade. Existe até uma fundação americana, a Seawater Fundation, que trabalha só com isso. Uma das inspirações do trabalho da organização é a experiência de uma pequena comunidade indígena do México, os Seri, que dominam o uso da água do mar na irrigação de plantações no deserto costeiro. No site da Seawater há um vídeo (em inglês e espanhol) sobre os trabalhos desta comunidade indígena. O vídeo demora um pouco para carregar completamente e não há controles de comando, mas vale a pena ter um pouco de paciência.

Atalho:
-Seawater Foundation

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
1 de julho de 2026

As Cunhã-Porangas transformam o próprio corpo em floresta, rio e mito no Festival de Parintins

Representantes das mulheres indígenas, as cunhãs surge primeiro como guerreira, mas depois encarna a biodiversidade amazônica e a transforma em arte cênica

Análises
1 de julho de 2026

O Mar não é Estação de Tratamento: o futuro das nossas águas no Conama

Revisão da Resolução Conama nº 430/2011, um dos principais instrumentos de controle de poluição hídrica no Brasil, exige responsabilidade com a vida marinha

Salada Verde
1 de julho de 2026

Webinar discute caminhos para fortalecer o financiamento climático no Brasil

Encontro online no dia 08 de julho terá como estudo de caso o Movimento Viva Água, que reúne diferentes atores para fortalecer ações de segurança hídrica, conservação e adaptação climática

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.