Pela primeira vez, durante o carnaval 2010, associações independentes do carnaval de rua do Rio de Janeiro resolveram se unir à Federação das Cooperativas de Catadores do Estado do Rio. O resultado foi bom para os dois lados: o volume de latinhas de alumínio coletadas este ano foi cerca de 15% maior do que o registrado no ano passado, o que, em outras palavras, significa maior renda aos catadores e ruas mais limpas na cidade após a passagem dos foliões. Nos seis dias de festa, desde a última sexta-feira até a Quarta-feira de Cinzas, foram recolhidos 8,5 mil quilos do material. A parceria também evitou que as latinhas fossem descartadas como lixo comum. Em geral, este produto leva 300 anos para se decompor.
Além da parceria para o carnaval de rua, a prefeitura do Rio também se uniu à Liga Independente das Escolas de Samba e a nove cooperativas de catadores de diversos pontos da cidade para a coleta das latinhas no sambódromo. O local onde são encontradas mais latinhas jogadas no chão, segundo os catadores, são as arquibancadas. Atualmente, o Brasil é o país que mais recicla latas no mundo, segundo a Associação Brasileira de Alumínio. Em 2009, foram reaproveitadas 12,4 bilhões de unidades. O processo de reciclagem do alumínio consome apenas 5% da energia necessária para produção de alumínio primário.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
IDS lança Bússola 2026 para pautar debate socioambiental nas eleições
Documento reúne diretrizes e propostas para a agenda socioambiental brasileira no período de 2027 a 2030 e apresenta questionamentos a candidatos aos cargos do Executivo e Legislativo →
Ultrapassar 1,5°C não pode ser normalizado
Mesmo que a temperatura global possa ser reduzida no futuro, os danos produzidos durante o período de maior aquecimento não serão automaticamente revertidos →
Registros inéditos revelam área-chave para reprodução de tubarões no litoral do RJ
Pesquisa identifica fêmeas grávidas e mapeia potencial berçário de três espécies de tubarão, duas dela ameaçadas, no complexo estuarino de Ilha Grande-Sepetiba →
