Notícias

A nova vedete da energia: Bloom Box

Empresa dos EUA lança gerador que promete ser a solução para produção de energia no futuro. Caixa com células de combustível é feita de areia.

Redação ((o))eco ·
25 de fevereiro de 2010 · 14 anos atrás
 

O lançamento de um novo gerador de energia causou alvoroço nos Estados Unidos ontem (24). Chamado de “Bloom Box”, o gerador – em forma de caixa, como o próprio nome diz-  é uma mini-estação de energia com células de combustível que podem funcionar com qualquer coisa, de combustíveis fósseis a produtos renováveis. As células são dispositivos que convertem o combustível em energia elétrica em um processo que não utiliza combustão  – mais limpo, portanto.

Além da promessa de um processo de produção de energia mais limpo, as células de combustível, ao contrário das feitas com produtos caros e poluentes, são construídas com areia, o que garante ainda mais sua sustentabilidade, garante a empresa produtora. Uma única célula pode produzir cerca de 25 W, o suficiente para uma lâmpada de baixo consumo energético. Uma caixa Bloom, que contém vários blocos de células, pode produzir até 100 kw, o suficiente para abastecer 100 casas.

O anúncio desta nova tecnologia, desenvolvida por um ex-funcionário da NASA, chamou a atenção de personagens importantes do mundo dos negócios e da política, como as empresas Google e eBay e o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger. Isso porque ela promete ser a “tecnologia do futuro”, para daqui a dez ou 15 anos, quando seu custo terá baixado. Cada Bloom Box custa hoje 700 mil dólares.

Atalho:
– Bloom Energy

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.