Notícias

Viva Lutz

Com o Festival Viva Lutz, em Porto Alegre, a Fundação Gaia homenageia o seu patrono, José Lutzenberger, falecido em maio de 2002. Um dos maiores nomes do ambientalismo nacional, Lutzenberger fundou em 1971 e presidiu por 12 anos a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan). Destacou-se pela criação de áreas protegidas no Rio Grande do Sul, projetos ambientais junto a empresas e o incentivo à agricultura orgânica e à reciclagem de lixo. Entre 1990 e 1992, foi secretário especial de Meio Ambiente do governo Collor, participando da organização da Eco 92. O Viva Lutz começa no dia 15 de outubro com o painel "Soluções", na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A ministra Marina Silva é aguardada como convidada especial. Para o dia 16 estão marcadas atrações artísticas no Parque Farroupilha. No evento também será lançado o livro "Sinfonia inacabada", uma biografia de José Lutzenberger escrita por Lilian Dreyer.

Lorenzo Aldé ·
12 de outubro de 2004 · 22 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
13 de agosto de 2026

Quatro jacutingas se preparam para reforçar população na natureza

As jacutingas, ameaçadas de extinção no país, nasceram no Parque das Aves, e passarão por um período de adaptação antes da soltura no interior de São Paulo

Análises
13 de agosto de 2026

Restauração não é custo, é estratégia de desenvolvimento do Brasil

Restaurar a vegetação nativa é um caminho para geração de emprego, renda, investimentos e competitividade para o Brasil, muito além dos benefícios ambientais

Salada Verde
13 de agosto de 2026

STF suspende julgamento sobre limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Corte suspende julgamento sobre limites do Parque da Serra do Tabuleiro após placar apertado. Análise será retomada com colegiado completo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.