Notícias

Todos pelo rio Xingu

De 25 a 27 de outubro, o Mato Grosso terá a oportunidade de começar a mudar o curso da história do rio Xingu. Nesses dias acontece, na cidade de Canarana, o Encontro de Nascentes do Xingu, que vai reunir índios, agricultores, movimentos sociais, prefeituras, governo, moradores, comerciantes e sem-terras. Pretende-se lançar uma grande campanha para reverter o processo de degradação ambiental na área do Parque Indígena do Xingu e seu entorno, onde as queimadas e o desmatamento estão secando as nascentes do rio, destruindo as matas ciliares e provocando assoreamento. Além dos 10 mil índios da região, 450 mil moradores de 31 municípios dependem das águas do rio Xingu. Serão discutidas as ações que cada segmento pode adotar na campanha, entre elas o reflorestamento e preservação das matas, educação ambiental e melhoria do saneamento básico. Vinte e oito instituições participam da iniciativa.

Lorenzo Aldé ·
20 de outubro de 2004 · 21 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

English
23 de janeiro de 2026

Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon

Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.