Notícias

Águas do Mercosul

Lorenzo Aldé ·
20 de outubro de 2004 · 22 anos atrás

O Aqüífero Guarani, um dos maiores mananciais de água subterrânea do planeta, vai se tornar objeto de políticas públicas internacionais. No dia 15 de outubro, foi divulgada a “Carta de Foz do Iguaçu”, resultado de um seminário organizado pela Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul. Nela, representantes dos governos brasileiro, argentino, paraguaio e uruguaio, movimentos populares e organizações civis enfatizam a importância do aqüífero como fonte de água potável e comprometem-se a criar mecanismos de gestão pública e controle social desses preciosos recursos. A Carta recomenda que o Aqüífero Guarani “seja declarado bem público do povo de cada Estado soberano onde a reserva se localiza, e que seja protegido pelos governos e populações para que possam, estratégica e racionalmente, auferir os benefícios comuns, indispensáveis para a sobrevivência futura”. Sugere também que o Parlamento do Mercosul crie uma subcomissão para tratar exclusivamente do assunto.

  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
1 de junho de 2026

MMA cria primeira lista oficial de fungos ameaçados de extinção

Norma reconhece 24 espécies da funga brasileira em risco de extinção e estabelece proteção legal para coleta, manejo e comercialização

Externo
1 de junho de 2026

Arquipélago em São Paulo serve de área de reprodução para tubarões ameaçados de extinção

Registros de pesquisadores e mergulhadores no Refúgio do Arquipélago de Alcatrazes mostram que tubarão-mangona usa local não apenas para acasalamento, mas também para gestação

Salada Verde
1 de junho de 2026

Governo da Bahia abre consulta pública para criar área protegida na Serra da Chapadinha

Proposta de Refúgio de Vida Silvestre envolve três municípios no sul da Chapada Diamantina e será debatida em encontros presenciais e online

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.