Notícias

50 anos da Chaminé Gallotti

Os alpinistas do Rio vão se reunir no dia 10 de novembro para comemorar os 50 anos da conquista da Chaminé Galloti, a 4ª via de acesso ao cume do Pão de Açúcar. O caminho é um dos mais famosos da cidade, principalmente pela história macabra que o cerca. Durante a tentativa de se chegar ao cume, um grupo de excursionistas encontrou o corpo de um homem mumificado preso às pedras. Até hoje não se descobriu a identidade do cadáver, que ficou conhecido como a múmia da Gallotti. O aniversário da via será comemorado com palestras dos conquistadores e com a exibição do material usado na excursão. Haverá também uma sessão do filme Cinqüentona Gallotti, vencedor do I Festival de Filmes de Montanha do Rio. A festa será às 19h no Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, que fica na Rua do Pinheiro, número 10, Largo do Machado.

Redação ((o))eco ·
5 de novembro de 2004 · 22 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
18 de setembro de 2026

Na Amazônia, zonas eleitorais com mais evangélicos e brancos tendem a votar em candidatos contra o clima 

Análise exclusiva da InfoAmazonia cruza dados eleitorais e demográficos e identifica associação entre composição racial e religiosa das zonas eleitorais amazônicas e a queda no alinhamento à pauta climática

Colunas
18 de setembro de 2026

Duas cartas e uma conta que não fecha

No primeiro semestre deste ano, foram publicados dois importantes estudos relativos à conservação no Brasil e realizados dois fóruns igualmente importantes

Salada Verde
18 de setembro de 2026

91% dos brasileiros consideram importante que candidatos apresentem propostas climáticas

Pesquisa Ipsos encomendada pelo Observatório do Clima ouviu 1.800 pessoas e mostra que 62% consideram o tema muito importante; Veja Levantamento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.