Notícias

Fauna paulistana

Secretaria do Verde e Meio Ambiente divulga lista de espécies silvestres que vivem em áreas verdes da capital paulista. No total, foram listadas 700 espécies, número que surpreendeu o próprio órgão ambiental  da cidade.

Redação ((o))eco ·
24 de maio de 2010 · 14 anos atrás

Saiu no último sábado (22) a nova lista de espécies silvestres que vivem nas áreas verdes paulistanas. Para a surpresa do próprio órgão ambiental do município, foram computadas 700 espécies. “Uma riqueza surpreendente para a cidade mais populosa da América do Sul, condição em que justamente o oposto é o mais esperado”, diz comunicado da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (SVMA). A listagem é ponto de partida para a elaboração de planos de manejo e de conservação de áreas verdes, sendo importante ferramenta para o monitoramento ambiental. Inventários de fauna na cidade de São Paulo são feitos desde 1993.

Para a elaboração da lista, foram estudadas 81 áreas dentro do município, incluindo as APAs Capivari-Monos e Bororé-Colônia, Parques Municipais, Estaduais, Parques Lineares e outras áreas verdes. Dentre os invertebrados listados estão presentes 137 espécies. Os vertebrados estão representados por 563 espécies; 23 peixes, 45 anfíbios, 40 répteis, 372 aves e 83 mamíferos. Cento e vinte sete espécies de vertebrados são endêmicas da Mata Atlântica, ou seja, são encontrados somente neste bioma. Este número corresponde a 22% do total de vertebrados.

O levantamento também mostrou que 30 espécies da fauna da cidade estão ameaçadas de extinção, 22 estão quase ameaçadas e 13 apresentam dados insuficientes. Foram adicionadas 85 espécies novas ao grupo das aves, o mais estudado em São Paulo, totalizando 372 espécies no município. Destas, 24,5% são endêmicas da Mata Atlântica, 11% constam em algum nível de ameaça das listas estadual, nacional e global e três são exóticas.

Dentre as novas espécies listadas no levantamento, a SVMA destaca o o primeiro registro para o município do muriqui-do-sul ou mono-carvoeiro (Brachyteles arachnoides), o maior e um dos mais ameaçados primatas das Américas, que empresta seu nome à APA Capivari-Monos. Este importante registro, juntamente com os do sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), e o sauá (Callicebus nigrifrons), aumenta a relevância da APA Capivari-Monos como área para a conservação da biodiversidade, diz a secretaria.

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.