A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza, irá investir 500 mil reais em projetos de conservação da biodiversidade em edital aberto em agosto. Serão escolhidas 19 iniciativas de organizações não-governamentais ou fundações ligadas às universidades que contribuam efetivamente para a preservação da natureza no Brasil.
Os projetos devem estar diretamente relacionados com as linhas temáticas delineadas pela organização, como ações e pesquisas para a conservação de espécies e comunidades silvestres em ecossistemas naturais; ações para implementação de políticas voltadas à conservação de ecossistemas naturais; ações para a restauração de ecossistemas naturais; ações para prevenção ou controle de espécies invasoras; estudos para criação ou manejo de unidades de conservação; e pesquisa sobre vulnerabilidade, impacto e adaptação de espécies e ecossistemas às mudanças climáticas.
A Fundação irá priorizar projetos que promovam resultados imediatos, ou que representem esforços de médio a longo prazo visando um impacto duradouro para a conservação de espécies, habitats e ecossistemas alvos das equipes proponentes. É importante que as iniciativas visem a elaboração de informações para a tomada de medidas conservacionistas e que ampliem o conhecimento acerca dos sistemas naturais, elucidando aspectos relevantes para a proteção de ambientes e espécies ameaçados.
As inscrições estão abertas até dia 31 de agosto e devem ser feitas pelo site da Fundação O Boticário (www.fundacaoboticario.org.br). Os projetos selecionados pelos membros do Conselho Curador da Fundação O Boticário nesse semestre receberão o apoio a partir de janeiro de 2011, com distribuição ao longo do período dos estudos, que podem ter duração de um ou dois anos.
“O apoio a projetos tem como premissa ser uma ação contínua, já que a proteção ao meio ambiente requer ações permanentes e urgentes, realizadas enquanto ainda há tempo para protegermos parte do que resta do rico patrimônio natural brasileiro”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação O Boticário.
Para Saber Mais:
www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaoboticario
Leia também
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →
Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia
Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local →