Notícias

Fotografias do Cerrado chegam a SP

Fotógrafo Peter Caton leva ao Senac de São Paulo exposição com registros dos desafios enfrentados pelo segundo maior bioma do país.

Redação ((o))eco ·
8 de dezembro de 2010 · 11 anos atrás
clique para ampliar
clique para ampliar

 O fotógrafo Peter Caton inaugura nesta quinta (09), em São Paulo, a exposição ‘CERRADO, Imagens de Transformações e Fronteiras’. Feita em parceria com o Instituto Sociedade População e Natureza e o Senac de São Paulo, a mostra estará aberta ao público entre os dias 10 de dezembro e 20 de janeiro.

Para fotografar o Cerrado, Caton esteve dois meses enfronhado em diferentes partes do bioma. Transitou por Goiás, Minas Gerais e Maranhão. Ele conta que chegou ao Brasil em abril para mostrar a exposição sobre o problema da elevação do nível do mar na Índia, e depois de visitar Brasília teve a oportunidade de conhecer o Cerrado. “Parecia natural para mim que após minha primeira visita ao país, eu deveria explorá-lo.”

Caton considera que sua missão no Cerrado está apenas começando. A atual exposição é na verdade uma estratégia para levantar fundos para continuar o trabalho. “A vegetação única me fascinou e comecei a situação ambiental do Cerrado. Quanto mais eu pesquisa mais eu me dava conta que a situação está próxima de um tragédia. A taxa de destruição do bioma é três mais rápida de que seu bioma vizinho, a Amazônia”, pontua o fotógrafo. Ele diz que tentou mostrar o contraste entre as paisagens naturais e a “monotonia” das monoculturas na região. 

Britânico, Peter Caton tem trabalhado com registros de questões climáticas pelos últimos 10 anos. Diz que depois ter visitado o Cerrado perdeu um pouco de seu otimismo, já que ouviu fazendeiros defendendo o desmatamento do bioma. (texto: Gustavo Faleiros)

Local
Senac Lapa-Sipião
Rua Sipião 67 – Lapa
São Paulo – SP
Visitação
De 10 Dez a 20 Jan de 2011
Segunda à Sexta 9hs às 21hs
Sábado 9hs às 17hs

Aqui algumas das fotos em exposição (cortesia de Peter Canton)

As famosas veredas cercadas de palmeiras de buriti
As famosas veredas cercadas de palmeiras de buriti
Índia Kraho
Índia Kraho
Produção de carvão em Rio Pardo (MG)
Produção de carvão em Rio Pardo (MG)
Casal fotografado em Rio Pardo (MG)
Casal fotografado em Rio Pardo (MG)
Plantação de soja próxima à terra Krahô
Plantação de soja próxima à terra Krahô

Leia também

Salada Verde
29 de novembro de 2021

ICMBio abre concurso para 171 vagas

Edital publicado nesta segunda-feira (29) oficializa o concurso para servidores do órgão ambiental, com 61 vagas para analistas e 110 de técnicos

Notícias
29 de novembro de 2021

Conama volta a debater proposta que restringe cadastro de entidades ambientalistas

As alterações propostas aumentam a burocracia e diminuem a ampla participação das entidades ambientalistas no Conama. Organizações socioambientais pedem pela rejeição do projeto

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta