Notícias

Fotografias do Cerrado chegam a SP

Fotógrafo Peter Caton leva ao Senac de São Paulo exposição com registros dos desafios enfrentados pelo segundo maior bioma do país.

Redação ((o))eco ·
8 de dezembro de 2010 · 13 anos atrás
clique para ampliar
clique para ampliar

 O fotógrafo Peter Caton inaugura nesta quinta (09), em São Paulo, a exposição ‘CERRADO, Imagens de Transformações e Fronteiras’. Feita em parceria com o Instituto Sociedade População e Natureza e o Senac de São Paulo, a mostra estará aberta ao público entre os dias 10 de dezembro e 20 de janeiro.

Para fotografar o Cerrado, Caton esteve dois meses enfronhado em diferentes partes do bioma. Transitou por Goiás, Minas Gerais e Maranhão. Ele conta que chegou ao Brasil em abril para mostrar a exposição sobre o problema da elevação do nível do mar na Índia, e depois de visitar Brasília teve a oportunidade de conhecer o Cerrado. “Parecia natural para mim que após minha primeira visita ao país, eu deveria explorá-lo.”

Caton considera que sua missão no Cerrado está apenas começando. A atual exposição é na verdade uma estratégia para levantar fundos para continuar o trabalho. “A vegetação única me fascinou e comecei a situação ambiental do Cerrado. Quanto mais eu pesquisa mais eu me dava conta que a situação está próxima de um tragédia. A taxa de destruição do bioma é três mais rápida de que seu bioma vizinho, a Amazônia”, pontua o fotógrafo. Ele diz que tentou mostrar o contraste entre as paisagens naturais e a “monotonia” das monoculturas na região. 

Britânico, Peter Caton tem trabalhado com registros de questões climáticas pelos últimos 10 anos. Diz que depois ter visitado o Cerrado perdeu um pouco de seu otimismo, já que ouviu fazendeiros defendendo o desmatamento do bioma. (texto: Gustavo Faleiros)

Local
Senac Lapa-Sipião
Rua Sipião 67 – Lapa
São Paulo – SP
Visitação
De 10 Dez a 20 Jan de 2011
Segunda à Sexta 9hs às 21hs
Sábado 9hs às 17hs

Aqui algumas das fotos em exposição (cortesia de Peter Canton)

As famosas veredas cercadas de palmeiras de buriti
As famosas veredas cercadas de palmeiras de buriti
Índia Kraho
Índia Kraho
Produção de carvão em Rio Pardo (MG)
Produção de carvão em Rio Pardo (MG)
Casal fotografado em Rio Pardo (MG)
Casal fotografado em Rio Pardo (MG)
Plantação de soja próxima à terra Krahô
Plantação de soja próxima à terra Krahô

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.