Notícias

Fortuna em Curitiba

Conheça a trilha de cerca de uma hora que leva até o Salto Fortuna, imponente cachoeira de 50 metros de altura dentro da Fazenda Arraial, em Curitiba (PR).

Felipe Lobo ·
10 de abril de 2011 · 13 anos atrás

Idealizado para retirar os pinus exóticos de 13% de uma propriedade encravada na Serra do Mar, contínuo florestal mais bem preservado de toda a Mata Atlântica, o Projeto Serra Nativa fica dentro de uma propriedade que conseguiu, ao longo das décadas, manter a maior parte de sua cobertura vegetal intacta. Na BR 277, que liga Curitiba ao litoral paranaense, na pista de quem volta para a capital, há uma entrada quase escondida que leva para o início de uma caminhada de aproximadamente uma hora, com destino certo: o Salto Fortuna.

Após o portão que se abriu no município de Morretes, entrei, junto com Carolina Ribeiro, Rodrigo Ribeiro (ambos da Norske Skog Pisa, proprietária da Fazenda Arraial) e um casal de amigos simpático e esportista, na área que está cedida em comodato ao Parque Estadual do Pau Oco. Iniciamos a trilha por volta de 10h da manhã, acompanhados por dois cachorros corajosos que moram junto ao rapaz responsável por receber e orientar os turistas.

Considerada de leve para média dificuldade, a trilha começa a ficar mais instigante a partir do momento em que se chega à travessia do primeiro rio. Corda amarrada em duas árvores, em cada uma das margens, a água na cintura não chega a assustar, mas garante doses extras de adrenalina em função da correnteza. Trajeto vencido, é hora de torcer para que os cachorros consigam vencer o desafio. Se um desiste antes de começar e ruma de volta para casa, o segundo é corajoso o suficiente para, em poucos segundos, se aventurar no meio das pedras e logo passar o nosso grupo.

O segundo rio é mais fácil e todos passam sem grande dificuldade, embora o cuidado deva ser redobrado para não molhar os equipamentos eletrônicos. Entre conversas sobre a bela vegetação local e as araucárias imponentes na paisagem, ouvem-se os primeiros barulhos da queda d’água de 50 metros. Se a expectativa é grande para chegar até a cachoeira, ponto mais nobre da Fazenda Arraial, a realidade se mostra ainda melhor: a potência impressiona, e o spray de água chega longe.

  • Felipe Lobo

    Sócio da Na Boca do Lobo, especialista em comunicação, sustentabilidade e mudanças climáticas, e criador da exposição O Dia Seguinte

Leia também

Salada Verde
23 de fevereiro de 2024

Justiça Federal impõe mais de R$ 316 milhões em indenizações por desmatamento ilegal

Infrações ambientais foram identificadas pelo MPF por meio do Amazônia Protege, projeto que utiliza monitoramento por satélite para responsabilizar os atores dos desmatamentos ilegais

Notícias
23 de fevereiro de 2024

MPF no Acre arquiva denúncia da CPI das ONGs contra servidores do ICMBio

Servidores do órgão foram acusados de abusos contra moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre; para procurador, acusações são “genéricas e sem fato concreto”

Notícias
23 de fevereiro de 2024

Antas “avisam” pesquisadores sobre contaminação humana por agrotóxicos no MS

Além de agrotóxicos como glifosato, moradores do sudeste do estado também apresentaram altos índices de metais no corpo. Antas atuaram como sentinelas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.