Notícias

O jardim do Zé

O jardim não teve inauguração oficial, banda de música nem placa de bronze, mas está lá, bem na porta de entrada de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do Brasil, há cinco anos. O povo o conhece como “o jardim do Zé”. Isto porque, ao contrário do que sempre acontece com o ajardinamento da obras públicas, sempre por conta do município, o jardim foi pago pelo Zé. Quem é o Zé? De tão modesto ele prefere deixar o nome de fora. Sabe-se que é pai do ex-prefeito. Há pelo menos uma pista para explicar sua paixão pelo jardim: ele já foi membro da Comissão de Meio Ambiente da cidade, antes da gestão do filho. O jardim do Zé era apenas um canteiro no meio da avenida de acesso à cidade, com um pouco de grama rala. Até o dia em que Zé se fartou do visual pobre e resolveu dar uma incrementada. Primeiro, deu um jeito na grama. Depois, gastou alguns trocados comprando sementes de flores do campo. “Algumas horas por dia, alguns dias por mês, é tudo o que me toma. E o efeito fica bonito, não é?”. Fica. Santa Vitória e os viajantes agradecem.

Redação ((o))eco ·
28 de março de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
22 de julho de 2026

Carta de Curitiba pede ação urgente para proteger unidades de conservação no Brasil

Aprovado por aclamação pelos participantes da 1ª Conferência Nacional de Unidades de Conservação para a Biodiversidade, documento pede criação e implementação de UCs de proteção integral

Notícias
22 de julho de 2026

Levantamento revela redução alarmante de fêmeas de onça-pintada na Amazônia

Mesmo em um dos principais refúgios para o felino no país, a densidade de fêmeas de onça-pintada teve uma misteriosa queda de 77% em 17 anos, alerta estudo

Salada Verde
22 de julho de 2026

Cemaden mantém alerta de risco muito alto para inundações no Rio Grande do Sul

Com 143 municípios afetados pelas chuvas e cerca de 460 pessoas desabrigadas, estado segue sob risco de novas cheias nas bacias dos rios Taquari e Caí

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.