Notícias

Ibama anuncia aumento na equipe de brigada contra queimadas

Programa de Prevenção e Controle às Queimadas (PrevFogo) ganhou 30 novos profissionais. Na seca de 2010, queimadas aumentaram 85% em relação ao mesmo período de 2009.

Daniele Bragança ·
8 de junho de 2011 · 15 anos atrás

Trinta novos brigadistas foram empossados nesta segunda-feira, dia 6. O grupo vem reforçar a equipe do Programa de Prevenção e Controle às Queimadas (PrevFogo), responsável pelo combate e prevenção de incêndios florestais.

Os brigadistas foram empossados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante evento em comemoração a Semana do Meio Ambiente na sede do Ibama em Brasília.

De acordo com informações do site do Ministério do Meio Ambiente, a ministra Izabella Teixeira afirmou que o fogo é o primeiro passo para o desmatamento ilegal, e esta será uma tropa de resposta rápida, sediada em Brasília, que terá a missão de combater incêndios em qualquer ponto do Brasil.

O presidente do Ibama, Curt Trennepohl, presente no evento, ressaltou as ações do Programa de Prevenção e Controle às Queimadas (PrevFogo), que completou 10 anos em 2011.

O PrevFogo foi instituído em 1999, pelo decreto Nº 2.959 (http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/decreto/D2959.htm), tem mais de dois mil brigadistas capacitados para combater incêndios florestais e está presente em 18 estados.

O desafio de combate às queimadas é grande. O aumento expressivo dos focos de fumaça ano passado foi a soma de tempo seco; desmatamento (o fogo é usado limpar o solo depois do desmatamento); seca na Amazônia ou práticas medievais de agricultura, como prepara o pasto com fogo.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (http://www.inpe.br/ ) (Inpe) em 2010, os incêndios no Brasil aumentaram 85% entre 2009 e 2010, comparando o período entre 1º de janeiro e 12 de agosto.

Saiba mais

Mapa interativo Queimadas 2010

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
9 de fevereiro de 2026

Palmeira “albina” intriga pesquisadores em reserva do Acre

Exemplar da palmeira ouricuri sem clorofila está sendo monitorada por servidores do ICMBio. Objetivo é identificar desenvolvimento e tempo de sobrevivência

Salada Verde
9 de fevereiro de 2026

MPF pressiona por ordenamento em área esquecida do Parque Nacional da Tijuca

Sem ações de fiscalização há pelo menos uma década, Morro Cardoso Fontes sofre com práticas irregulares de grupos religiosos, desmatamentos e queimadas

Reportagens
9 de fevereiro de 2026

Mudanças na polícia ambiental do RJ podem tirar efetivo das ruas, alertam especialistas

Fontes ouvidas por ((o))eco dizem que novos batalhões geram demandas administrativas que podem prejudicar patrulhamento; PMERJ diz que fará “remanejamento interno” para dar conta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.