Depois de literalmente ter ardido em brasas no ano passado, o Brasil registra em 2011 uma queda significativa na quantidade de focos de calor observados por satélites no período de seca. De acordo com levantamento feito pelo ((o))eco com base em dados do sensor MODIS, a bordo dos satélites Aqua e Terra, da NASA, houve uma redução de 63% nas queimadas entre os dias 01 de maio e 20 de agosto, de 53890 pontos de incêndio para 19936. Normalmente, a temporada de queimas agrícolas e nas fazendas de pecuária ocorrem entre os meses de maio e outubro. O fogo é ainda uma das técnicas mais utilizadas por agricultores brasileiros para a limpeza do campo para novos plantios.
O mapa abaixo mostra os focos de calor no território brasileiro e países vizinhos
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Incêndios florestais elevam emissões a níveis incomuns em várias partes do globo
Monitoramento mostra que os Estados Unidos lideram a anormalidade no início de agosto; França também dispara em emissões com queimadas em 2026 →
A contabilidade da água
Os cálculos que se precisam levar em conta para manter a integridade das bacias hidrográficas do Sistema Cantareira, que abastecem a cidade de São Paulo →
Desmatamento na Amazônia reduz chuvas e compromete produção de grãos no Paraná
Pesquisa mostra como destruição da maior floresta tropical do mundo está relacionada com secas que ameaçam plantios e produção de energia hidrelétrica no estado paranaense →


