Notícias

Ministério Público notifica JBS por carne ilegal

MPF no Mato Grosso afirma que maior frigorífico do mundo descumpriu acordo que impedia negócios com fazendas embargadas.

Gustavo Faleiros ·
18 de outubro de 2011 · 15 anos atrás

O grupo JBS S/A o maior produtor e exportador de carne bovina do mundo recebeu nesta segunda-feira (17) uma notificação do Ministério Público Federal no Mato Grosso pelo descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em maio de 2010. De acordo com os promotores, o frigorífico continua a comprar gado de fazendas embargadas por crimes ambientais e de propriedades localizadas dentro da Terra Indígena Maraiwatsede

Cruzando dados das guias de transporte animal (GTA) com cadastros do Ibama, o MPF descobriu que entre maio de 2010 a maio de 2011, um total de 2.242 cabeças de gado foram compradas de 13 propriedades embargadas pelo Ibama.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Além disso, 1090 animais foram comprados de 18 propriedades localizadas dentro da Terra indígena Maraiwatsede, na região norte de Mato Grosso. O MPF também identificou 144 bovinos oriundos de uma fazenda que utiliza mão de obra em condições de escravidão.

O frigorífico JBS S/A tem um prazo de dez dias  úteis para responder à notificação enviada pelo Ministério Público Federal informando as providências que serão tomadas para a regularização da compra de animais para o abate o cumprimento do TAC assinado.

((o))eco contatou a JBS S/A no telefone da assessoria de imprensa disponibilizado no site da empresa, mas não obteve resposta. Um email foi encaminhado aos assessores e esta nota será atualizada quando a resposta for recebida.

Veja a íntegra do levantamento das informações feito pelo Ministério Público Federal

{iarelatednews articleid=”24646,24005,22900,24904,21092,12301″}

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos →

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
9 de outubro de 2026

Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente

Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →

Externo
9 de outubro de 2026

Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil

Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →

English
9 de outubro de 2026

How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?

Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.