Notícias

Os mapas do saneamento no Brasil

Novo Atlas do Saneamento lançado pelo IBGE mostra melhora relativa no número de cidades com coleta seletiva. Aterros com resíduos perigosos ameaçam principais aquíferos.

Gustavo Faleiros ·
19 de outubro de 2011 · 12 anos atrás

Entre os anos de 2000 e 2008, o número de municípios com coleta seletiva aumentou em todo país. Essa foi uma das principais conclusões do Atlas de Saneamento 2011, lançado nesta terça-feira pelo IBGE. Segundo o instituto, em 2000, 8,2% municípios informavam possuir coleta seletiva, enquanto 8 anos depois o porcentual aumentou para 17,9%.

Os dados, entretanto, não revelam somente um quadro positivo. O IBGE considera o percentual ainda baixo e entre aqueles que fazem a separação dos resíduos, somente 38% atendem todo o território municipal .

O gráfico abaixo, disponibilizado pelo IBGE, mostra a evolução entre 2000 e 2008. Os mapas indicam a concentração dos serviços nas regiões Sudeste e Sul, onde o porcentual de municípios com coleta seletiva é de 40%. Nas outras regiões, a proporção fica abaixo dos 10%

Outro dado importante destacado pelo instituto foi um mapa mostrando as ameaças de aterros de resíduos perigosos e de locais sem tratamento de esgoto aos principais aquíferos do país. Na imagem abaixo, os pontos em vermelho mostram que sobre quase todas as grandes reservas de recursos hídricos subterrâneos existe a disposição de lixo industrial perigoso.

Com respeito aos dados gerais sobre a cobertura de saneamento, o Atlas 2011, que foi baseado nos dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico de 2008, revela uma melhora no total de cidades com acesso a todos os serviços. O avanço ocorreu nos centros urbanos onde houve também o maior crescimento demográfico. Na Região Norte ou Centro Oeste por exemplo, o total de municípios com rede coletora de esgotos praticamente dobrou, passando de 32 a 60 e 80 a 132, respectivamente. Olhando no mapa abaixo, pode se notar que o aumento nestas regiões se deu em paralelo às altas taxas de crescimento demográfico de Manaus e o Distrito Federal.

{iarelatednews articleid=”953,24110,23995,23897,23562,8504,6039″}

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Salada Verde
18 de março de 2024

Deputados apresentam à Marina proposta de parque nacional na região sul

A proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, localizado entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foi apresentada à ministra neste sábado (16)

Reportagens
18 de março de 2024

‘Não sobrou nada’: Maceió carrega as cicatrizes ambientais da mineração de sal

Colapso de mina de sal-gema é ponta do iceberg de décadas de negligência ambiental. Uma CPI investiga o caso

Reportagens
18 de março de 2024

PL aprovado no RS contraria lei federal ambiental e pode agravar a escassez de água

O Projeto de Lei 151/2023, votado no último dia 12, permite intervenções em APPs para a realização de obras de irrigação que atendem atividades particulares de agricultores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.