Notícias

Código Florestal vai a plenário nessa quarta-feira

Reunião entre os relatores e os líderes partidários definiram a data da votação. A matéria está tramitando em regime de urgência.

Daniele Bragança ·
29 de novembro de 2011 · 10 anos atrás
Os relatores junto com o presidente do Senado, José Sarney: proposta é resultado de um acordo possível
Os relatores junto com o presidente do Senado, José Sarney: proposta é resultado de um acordo possível
Os líderes partidários fecharam um acordo essa manhã (29) com o presidente do Senado, José Sarney, para que a votação do projeto que altera o Código Florestal seja feita nesta quarta-feira (30). A matéria está tramitando em regime de urgência.

Segundo a Agência Senado, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) explicou que o acordo feito essa manhã se refere ao procedimento para votação e não ao mérito do texto em exame, de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC).

“Ainda existem pontos pendentes, ainda existem destaques, mas há consenso sobre a maioria do texto e esperamos que seja uma votação rápida”,  disse.

Minutos antes de começar a reunião com os líderes, tanto o relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente (CMA), Jorge Viana (PT-AC), quanto o senador Luiz Henrique, relator da matéria em outras três comissões, afirmaram que a proposta é fruto de um intenso diálogo entre os senadores e setores da sociedade civil.

“Essa matéria é suprapartidária. Não é a proposta dos meus sonhos, mas é uma proposta boa para o Brasil”, afirmou Viana. “Realizamos dezenas de audiências no Senado e em todo o Brasil para discutir o Código Florestal. Ouvimos também o governo e recolhemos o pensamento médio dos brasileiros sobre o assunto”, argumentou Luiz Henrique.

Até o presidente do Senado, José Sarney, bateu na tecla de que o projeto pode não ser o ideal, mas é o “possível”. “Acho que é um trabalho excepcional desta Casa. A política é a arte do possível e esse projeto é justamente a capacidade de harmonizar os conflitos”, disse Sarney.

Depois da votação de amanhã o projeto deverá retornar à Câmara, já que foi modificado pelos senadores.

*Com informações da Agência Senado


  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta