Notícias

La Niña provoca chuvas nas Amazônia boliviana

Fenômeno tem provocado grandes cheias e já atingiu mais de mil famílias. Situação pode ser reflexo das mudanças climáticas.

Giovanny Vera ·
2 de março de 2012 · 12 anos atrás
Ruas alagadas de Cobija, Bolívia. (Crédito: ABI)
Ruas alagadas de Cobija, Bolívia. (Crédito: ABI)

O fenômeno meteorológico La Niña tem assolado a região amazônica da Bolívia. Chuvas intensas inundaram rios e afetaram diversas comunidades. Segundo o vice-ministro de Defesa Civil da Bolívia, Oscar Cabrera, “há quarenta anos não se registravam chuvas de tanto impacto na região com as consequências que estamos vendo hoje”.

Milhares de pessoas foram atingidas pela cheia dos rios Tahuamanu e Acre, nos Estados Pando e Beni. Segundo a Agência Boliviana de Informação (ABI) o rio Acre, que separa as cidades de Cobija na Bolívia e Brasileia no Brasil, subiu pelo menos 14 metros. Recentemente, o presidente Evo Morales decretou estado de emergência no país.

Veja mapa de lugares mais afetados pelas cheias na Bolívia:

Veja Inundaciones 2012 em um mapa ampliado

De acordo com informações da WWF, a Amazônia está cada dia mais vulnerável a novas inundações, agravadas por fatores externos como desmatamento, queimadas e construção de represas e estradas.“As inundações se devem às mudanças climáticas”, afirmou Jerjes Mercado, diretor da Agência para o Desenvolvimento das Macrorregiões e Zonas Fronteiriças da Bolívia.

Carlos Souza, pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em declarações para ((o)) eco Amazônia, afirmou que a resiliência da floresta “pode ser ameaçada pela superposição de fenômenos climáticos naturais (como secas prolongadas) e consequências das mudanças climáticas (secas frequentes e efeitos do El Niño mais intensos)”.

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.