Notícias

Para chegar à fazenda, é só subir no telhado

Fazenda hidropônica no Brooklyn, em Nova Iorque, traz à cidade modelo de agricultura urbana que melhora a economia e meio ambiente locais.

Nanda Melonio ·
16 de abril de 2012 · 12 anos atrás
O telhado deste prédio no Brooklyn será transformado em uma fazenda hidropônica de 100 mil metros quadrados, o maior “telhado verde” do mundo – Foto: Brightfarms (divulgação)
O telhado deste prédio no Brooklyn será transformado em uma fazenda hidropônica de 100 mil metros quadrados, o maior “telhado verde” do mundo – Foto: Brightfarms (divulgação)

Além de ser a cidade mais populosa dos Estados Unidos, Nova Iorque agora terá a maior “fazenda de telhado” do mundo. O empreendimento, que terá 100 mil metros quadrados (10 hectares), começou a ser construído no final de março no último piso do Sunset Park, no Brooklyn, pela BrightFarms, Inc., empresa especializada em construir e administrar hortas urbanas em estufas e telhados, de forma a diminuir tempo e distância entre a produção e comércio de alimentos.

O telhado do Sunset Park será feito em parceria com a Salmar Properties LLC, empresa responsável pelo plano de revitalização da prefeitura para a zona portuária do Brooklyn, do qual o “telhado verde” faz parte. O empreendimento pretende revolucionar a produção agrícola da cidade, transformando-a em modelo de agricultura urbana. No telhado do Sunset Park crescerão até um 1.000 toneladas de produtos por ano, como tomates, alfaces e ervas, o suficiente para satisfazer as necessidades de consumo de vegetais frescos de até 5 mil nova-iorquinos.

Exemplo de como será o interior das estufas. (Fonte: Brightfarms)
Exemplo de como será o interior das estufas. (Fonte: Brightfarms)
A fazenda será hidropônica, pois segundo a Brightfarms este é o tipo ideal de cultura para os telhados, uma vez que possui melhores resultados do que quando o solo, que é mais pesado, é utilizado como base. O sistema irá captar água da chuva, desviando aproximadamente 1,8 milhões de galões do já sobrecarregado sistema de esgoto de Nova Iorque. Embora a agricultura hidropônica seja mal vista pelos puristas, que dizem que o produto resultante não tem gosto, os avanços tecnológicos têm feito com que sua rentabilidade e popularidade cresçam cada vez mais.

O estímulo à agricultura urbana afeta positivamente a economia e o meio ambiente, uma vez que gera empregos e reduz a extensão e a complexidade da cadeia de abastecimento dos produtos, levando à mesa do consumidor vegetais mais frescos, saborosos e sustentáveis do que se viessem de outras partes do país. A primeira colheita da fazenda do Sunset Park está prevista para a primavera de 2013, e será vendida pela Brightfarms para um supermercado.

Leia também

Colunas
28 de março de 2024

Morte da sucuri Anajulia (Vovózona) liga alerta na comunicação científica 

O sensacionalismo nos impõe um dilema: se por um lado corrói a credibilidade e piora o debate público, por outro pode causar mobilização suficiente para fazer as autoridades agirem

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. isso seria o futuro, onde nós acabamos com toda a floresta para as grandes cidades