![]() |
Além de ser a cidade mais populosa dos Estados Unidos, Nova Iorque agora terá a maior “fazenda de telhado” do mundo. O empreendimento, que terá 100 mil metros quadrados (10 hectares), começou a ser construído no final de março no último piso do Sunset Park, no Brooklyn, pela BrightFarms, Inc., empresa especializada em construir e administrar hortas urbanas em estufas e telhados, de forma a diminuir tempo e distância entre a produção e comércio de alimentos.
O telhado do Sunset Park será feito em parceria com a Salmar Properties LLC, empresa responsável pelo plano de revitalização da prefeitura para a zona portuária do Brooklyn, do qual o “telhado verde” faz parte. O empreendimento pretende revolucionar a produção agrícola da cidade, transformando-a em modelo de agricultura urbana. No telhado do Sunset Park crescerão até um 1.000 toneladas de produtos por ano, como tomates, alfaces e ervas, o suficiente para satisfazer as necessidades de consumo de vegetais frescos de até 5 mil nova-iorquinos.

O estímulo à agricultura urbana afeta positivamente a economia e o meio ambiente, uma vez que gera empregos e reduz a extensão e a complexidade da cadeia de abastecimento dos produtos, levando à mesa do consumidor vegetais mais frescos, saborosos e sustentáveis do que se viessem de outras partes do país. A primeira colheita da fazenda do Sunset Park está prevista para a primavera de 2013, e será vendida pela Brightfarms para um supermercado.
Leia também
Da horta urbana para o prato
Horta suspensa da escola esquecida
Telhados verdes: eles vieram para ficar
Agricultura urbana
Saiba mais
Brightfarms: A maior fazenda de telhado do mundo, planejada para o Brooklyn, faz de Nova Iorque o modelo para a agricultura urbana (em inglês)
Rooftop farm (em inglês)
Revista Hidroponia
Leia também

As cidades podem fazer muito mais para reduzir alagamentos
Em lugar de canalizar córregos, como no programa anunciado pela Prefeitura de SP, seria benéfica uma mudança de paradigma, com a adoção de Soluções baseadas na Natureza capazes de trazer uma ampla gama de benefícios para o cidadão →

Futuro do Parna da Chapada dos Guimarães pode começar a ser definido nesta terça-feira (3)
Audiência pública precede votação prevista na Comissão de Meio Ambiente do Senado sobre a “estadualização” da reserva →

Seca: passa de 100 o número de botos mortos em lago da Amazônia
Somente na quinta-feira (28) foram contabilizadas 70 novas mortes de botos-rosa e tucuxis no Lago Tefé (AM). Força tarefa foi criada para salvar população local →
isso seria o futuro, onde nós acabamos com toda a floresta para as grandes cidades