Notícias

Aberto edital para incentivo à RPPN na Mata Atlântica

Serão destinados 400 mil para a criação, elaboração de planos de manejo e georreferenciamento de reservas particulares da Mata Atlântica.

Redação ((o))eco ·
4 de maio de 2012 · 14 anos atrás
Reservas particulares ajudam a proteger um dos biomas mais ameaçados do país, a Mata Atlântica. Foto: Wikimédia
Reservas particulares ajudam a proteger um dos biomas mais ameaçados do país, a Mata Atlântica. Foto: Wikimédia

Estão abertas as inscrições para o XI edital do programa de incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Mata Atlântica. O Edital se destina à criação, elaboração de planos de manejo e georreferenciamento de reservas no bioma, que já conta com 720 reservas protegendo esse ecossistema, que conta com apenas 7% da sua floresta nativa original, a maioria em propriedades privadas.

Através do programa ─ financiado pelo Banco Bradesco, em parceira com a Conservação da Natureza (The Nature Conservancy – TNC) e coordenado pela Conservação Internacional (CI) e pela Fundação SOS Mata Atlântica ─ foram criados mais de 469 reservas, protegendo cerca de 29 mil hectares de Mata Atlântica, além de ajudar na gestão de 84 propriedades, que somam 25 mil hectares.  Já foram publicados dez editais em oito anos e o objetivo é ampliar a área de preservação nas propriedades privadas.

Os interessados em concorrer ao Programa têm até o dia 26 de junho para enviar suas propostas pelo site (http://gerencia.sosma.org.br/rppn). As propostas também podem ser enviadas pelo Correio.

Leia também

Notícias
10 de fevereiro de 2026

Amazônia registra maior número de queimadas da última década em janeiro

Queimadas acima da média também foram registradas em outros biomas, como Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica

Salada Verde
10 de fevereiro de 2026

Plano Clima concentra metas, mas especialistas apontam lacunas na implementação

Sumário executivo sintetiza metas e compromissos climáticos do país, mas análises apontam indefinições sobre execução, financiamento e o nível real de esforço para cumprir as promessa

Salada Verde
10 de fevereiro de 2026

Vale precisa apresentar esta semana plano para conter danos do vazamento em Congonhas

Justiça deu prazo de 5 dias para apresentação do documento voltado majoritariamente ações ambientais, com multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.