![]() |
Estão abertas as inscrições para o XI edital do programa de incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Mata Atlântica. O Edital se destina à criação, elaboração de planos de manejo e georreferenciamento de reservas no bioma, que já conta com 720 reservas protegendo esse ecossistema, que conta com apenas 7% da sua floresta nativa original, a maioria em propriedades privadas.
Através do programa ─ financiado pelo Banco Bradesco, em parceira com a Conservação da Natureza (The Nature Conservancy – TNC) e coordenado pela Conservação Internacional (CI) e pela Fundação SOS Mata Atlântica ─ foram criados mais de 469 reservas, protegendo cerca de 29 mil hectares de Mata Atlântica, além de ajudar na gestão de 84 propriedades, que somam 25 mil hectares. Já foram publicados dez editais em oito anos e o objetivo é ampliar a área de preservação nas propriedades privadas.
Os interessados em concorrer ao Programa têm até o dia 26 de junho para enviar suas propostas pelo site (http://gerencia.sosma.org.br/rppn). As propostas também podem ser enviadas pelo Correio.
Dúvidas sobre RPPNs
Salvar a Mata Atlântica não é prioridade
Quintal de casa
Saiba Mais
XI edital do Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no bioma Mata Atlântica
Cadastro Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural
RPPN Mata Atlântica: Potencial pra implantação de política de incentivos às RPPNs
Leia também
Coiab reage à aprovação da PEC do Marco Temporal e alerta para retrocesso constitucional
Aprovada às pressas, a PEC 48/2023 reacende disputa sobre direitos territoriais e ameaça a proteção socioambiental garantida pela Constituição →
Decisão do Congresso sobre licenciamento amplia litígios e riscos ambientais, dizem procuradores
Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público Federal (Abrampa) diz que lei do licenciamento é o maior ataque à política ambiental do país →
COP20 da Cites reforçou medidas globais para proteger a biodiversidade
Decisões sobre pau-brasil, tubarões, bicho-preguiça, espécies endêmicas e aves canoras avançaram com articulação brasileira →





