Notícias

Rio+20: Eventos abertos ao público

Na reta final para a Rio+20, a capital do mundo será o Rio. Dezenas de seminários, exposições e encontros movimentarão a cidade.

Daniele Bragança ·
7 de maio de 2012 · 10 anos atrás

Na reta final para a Rio+20, a capital do mundo será o Rio. Dezenas de seminários, exposições e encontros movimentarão a cidade. A conferência propriamente dita acontece entre os dias 20 e 22 de junho, mas desde já existem atividades para quem quer participar ou se informar sobre esse grande debate que ocorrerá sob os olhos do planeta. A prefeitura do Rio antecipando tal movimento, já enviou à câmara municipal projeto de lei para decretar feriado nos dias 20, 21 e 22 de junho. O objetivo é aliviar o trânsito na cidade.

Mesmo para quem não se credenciou a tempo para a Conferência (o prazo para a sociedade civil expirou no dia 20 de janeiro) há opções que talvez sejam até mais atraentes do que as enfadonhas e longuíssimas reuniões de plenário no Riocentro.  Preparamos uma lista com os principais eventos, com ênfase naqueles abertos e gratuitos.

A Terra vista do céu
Inaugurada que no dia 27 de abril, essa exposição, localizada na Cinelândia, Centro do Rio, é considerada o pontapé inicial da Rio+20 e reúne 130 imagens do fotógrafo Yann Arthus-Bertrand. Ficará exposta até o dia 24 de junho. O acervo captura belas imagens da terra vista de cima, por helicóptero e até balão. Gratuito.

Cúpula dos Povos da Zona Oeste na Rio+20
Este encontro é preparatório para a grande Cúpula dos Povos, que ocorrerá no Aterro (Parque do Flamengo, veja abaixo). Essa rodada será na Lona Cultural Elza Osborne, no bairro de Campo Grande, nos dias 18 e 19 de maio. Gratuito.

Cúpula dos povos Rio+20
Entre os dias 15 e 23 de junho, acontecerá um dos mais esperados acontecimentos em torno da Conferência: a Cúpula dos Povos na Rio+20: por Justiça Social e Ambiental. Como em 1992, ela será realizada no Parque do Flamengo. O evento mobilizará 150 organizações e movimentos sociais e tem tantos eventos, palestras e exposições que merece uma lista à parte. Por enquanto, dê uma olhada no bem elaborado site oficial, e anote em sua agenda as suas atrações preferidas. Aberto e gratuito.

Dia Mundial do Meio Ambiente/Semana do Meio Ambiente
Com o tema “Economia Verde: Ela te inclui?”, o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED) de 2012, que acontece sempre no dia 5 de junho, será sediado no Brasil. A semana do meio ambiente será preenchida com eventos em todo o país, entre os dias 4 e 10 de junho. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) criou um site em português sobre o WED, onde se pode ter informações sobre as comemorações em todo o Brasil. 

TEDx Rio+20
Nos dias 11 e 12 de junho, o TEDxRio+20 reúne no Forte de Copacabana, pessoas de diversas áreas do saber. O tema do encontro é o “Poder Humano”.  O evento é em parceria com a ONU.
O evento é gratuito, mas como as vagas são limitadas, a seleção da audiência será feita por um sorteio realizado pela organização do evento. Inscrições e mais informações, no site do evento.

O local é o Forte de Copacabana, de 9h às 19h no dia 11/06/2012 e das 9h às 13h no dia 12/06/2012. Segundo a organização, os horários estão sujeitos à alteração.

Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.
O Fórum de Ciência acontecerá entre os dias 11 a 15 de junho, na PUC-RJ. O evento discutirá questões-chave relacionadas a ciência, tecnologia e inovação no âmbito do desenvolvimento sustentável.

A participação é gratuita para todos ao longo dos cinco dias. O evento sempre começa às 9h da manhã e vai até 20h. O evento é aberto, mas a organização pede que os participantes se inscrevam formalmente para que possa planejar a acomodação de todos. O endereço é Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro.

Mais informações, no site do evento ou da própria PUC.

Global Town Hall (Encontro Global dos Municípios na Rio+20)
O Global Town Hall (Encontro Global dos Municípios na Rio+20) será realizado entre os dias 18 e 22 de junho. Prefeitos e funcionários de governos locais de todo o mundo abordarão como podem contribuir da melhor forma para proteger e melhorar a governança de bens públicos globais. O encontro será aberto apenas para quem está inscrito na Conferência Rio+20, pois o local do encontro da Global Town Hall será localizado em uma área restrita da ONU: no Parque dos Atletas, na Barra.

Prefeitos, empresas e líderes políticos poderão participar, caso tenham se inscrito ─ prazo até esse quinta, 10 de maio ─ na Rio+20. Mais informações, entre em contato com Francesca Schraffl, coordenadora do Global Town Hall, tel. +49 (228) 976-299-50, [email protected]

Leia Também

 

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta