Notícias

Plantas crescem em peças velhas na ciclovia do Rio Pinheiros

Ao mesmo tempo em que enferrujam, máquinas abandonadas são ocupadas pela natureza. Confira imagens registradas a partir da ciclovia na margem do rio

Redação ((o))eco ·
13 de maio de 2012 · 9 anos atrás

De bicicleta, é possível parar e observar a cidade. Fossem os rios de São Paulo margeados por ciclovias, e não por avenidas que os isolam e sufocam, talvez não estivessem tão degradados. Não por acaso, os arquitetos e urbanistas que defendem a recuperação e aproveitamento de rios canalizados, costumam apresentar projetos com espaço para o trânsito de bicicletas, pistas de caminhada e jardins ao lado de suas margens – neste sentido, vale acompanhar o trabalho de Alexandre Delijaicov e ler o excelente “Enterrados vivos: a saga dos rios de Pinheiros”, de Gustavo Angimahtz. Desde que foi implementada e ampliada, a polêmica ciclovia do Pinheiros tem atraído cada vez mais gente para a margem do rio. A proximidade e o incômodo com o cheiro e as imagens de degradação ambiental, resultaram em aumento de pressão para que suas águas parem de ser poluídas e recebam a atenção que merecem. Críticas a parte, como o custo da obra, os poucos acessos ainda disponíveis ou o fato de ela ser muito mais um espaço de lazer do que um caminho realmente útil em uma cidade que vive grave crise de transportes, a ciclovia tem o mérito de ampliar a convivência de centenas de pessoas com o rio. E, perto da água, em meio à sujeira e ao entulho acumulado, é possível constatar a capacidade de a natureza reagir e ocupar até mesmo peças velhas enferrujadas. Imagens que dão esperança para quem sonha com a recuperação do rio. 

 
Confira abaixo registros feitos por Paula Aftimus de plantas crescendo em máquinas abandonadas nas margens do rio para ((o)) eco e o Outras Vias. 

 

Veja também o trajeto da ciclovia do Rio Pinheiros no MapasColetivos.com.br.

Leia também

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Reportagens
21 de outubro de 2021

COP26 – Brasil tentou minimizar impacto das emissões da pecuária em relatório do IPCC

País também defendeu que aumento do desmatamento não é resultado da política atual brasileira. Outros países fizeram lobby para mudar relatório climático.

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta