Notícias

Importância dos recifes de corais é tema de palestra

Cientista da Australian Institute of Marine Science dará palestra amanhã sobre preservação dos oceanos no contexto de mudanças climáticas. 

Duda Menegassi ·
23 de maio de 2012 · 12 anos atrás
Coral prejudicado por bioerosão. Cerca de 75% dos corais estão ameaçados de extinção. Foto: Wikipédia.
Coral prejudicado por bioerosão. Cerca de 75% dos corais estão ameaçados de extinção. Foto: Wikipédia.

Dia 24 de maio, o cientista Kenneth Anthony, do  Australian Institute of Marine Science, dará a palestra “Respostas dos Recifes de Coral às Mudanças Climáticas e Acidificação dos Oceanos”, que será transmitida no Museu Nacional, às 14 horas. A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados, mas vale a ressalva de que ela será realizada em inglês, sem tradução. Haverá um link ao vivo via web para todos aqueles que queiram fazer perguntas.

A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Zoologia do Museu Nacional (UFRJ) e do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. A preservação dos recifes de corais é lembrada no Rascunho Zero, da Rio+20, mas Kenneth ressalta que os recifes ainda são subestimados e que ele “gostaria de ver pontos mais específicos abordando soluções para os problemas ambientais  dos recifes de coral, nesta era de crescentes ameaças”.

Segundo Kenneth, os recifes de coral são importantes não só ecologicamente por serem um dos habitats mais ricos em flora e fauna, mas também economicamente e socialmente, pois os recifes são essenciais para setores de pesca, turismo e economias interdependentes; e por serem necessários para várias pessoas que dependem deles para viver, como forma de subsistência nos trópicos.

Serviço
Palestra “Respostas dos Recifes de Coral às Mudanças Climáticas e Acidificação dos Oceanos” (Coral Reefs Responses to Climate and Ocean Changes), com o cientista Dr. Kenneth Anthony. Realizada em inglês, sem tradução.
Quando: 24 de maio, quinta-feira, às 14h.
Local: Museu Nacional – UFRJ – Auditório da Biblioteca, localizado no Horto Botânico, na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – Rio de Janeiro.
 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.