Notícias

Importância dos recifes de corais é tema de palestra

Cientista da Australian Institute of Marine Science dará palestra amanhã sobre preservação dos oceanos no contexto de mudanças climáticas. 

Duda Menegassi ·
23 de maio de 2012 · 9 anos atrás
Coral prejudicado por bioerosão. Cerca de 75% dos corais estão ameaçados de extinção. Foto: Wikipédia.
Coral prejudicado por bioerosão. Cerca de 75% dos corais estão ameaçados de extinção. Foto: Wikipédia.

Dia 24 de maio, o cientista Kenneth Anthony, do  Australian Institute of Marine Science, dará a palestra “Respostas dos Recifes de Coral às Mudanças Climáticas e Acidificação dos Oceanos”, que será transmitida no Museu Nacional, às 14 horas. A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados, mas vale a ressalva de que ela será realizada em inglês, sem tradução. Haverá um link ao vivo via web para todos aqueles que queiram fazer perguntas.

A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Zoologia do Museu Nacional (UFRJ) e do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. A preservação dos recifes de corais é lembrada no Rascunho Zero, da Rio+20, mas Kenneth ressalta que os recifes ainda são subestimados e que ele “gostaria de ver pontos mais específicos abordando soluções para os problemas ambientais  dos recifes de coral, nesta era de crescentes ameaças”.

Segundo Kenneth, os recifes de coral são importantes não só ecologicamente por serem um dos habitats mais ricos em flora e fauna, mas também economicamente e socialmente, pois os recifes são essenciais para setores de pesca, turismo e economias interdependentes; e por serem necessários para várias pessoas que dependem deles para viver, como forma de subsistência nos trópicos.

Serviço
Palestra “Respostas dos Recifes de Coral às Mudanças Climáticas e Acidificação dos Oceanos” (Coral Reefs Responses to Climate and Ocean Changes), com o cientista Dr. Kenneth Anthony. Realizada em inglês, sem tradução.
Quando: 24 de maio, quinta-feira, às 14h.
Local: Museu Nacional – UFRJ – Auditório da Biblioteca, localizado no Horto Botânico, na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – Rio de Janeiro.
 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação e montanhismo. Escreve para ((o))eco desde 2012. Autora do livr...

Leia também

Notícias
20 de outubro de 2021

Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

Somente em setembro foram destruídos 1.224 km² de floresta, área equivalente a mais de 4 mil campos de futebol por dia. Números sãos os maiores em 10 anos

Salada Verde
20 de outubro de 2021

Em comemoração de seus 10 anos, Onçafari lança concurso de fotografia

Fotógrafos profissionais e amadores podem se inscrever até o dia 14 de novembro. Vencedores terão a oportunidade de fotografar a fauna e flora existentes na sede da Onçafari, no Pantanal

Notícias
20 de outubro de 2021

INPE não tem recursos garantidos para pagamento de água e luz até final do ano

Destinação de R$ 5 milhões pela AEB deu um respiro ao Instituto, mas órgão ainda aguarda verba de outras fontes para honrar despesas de funcionamento até dezembro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta