Notícias

A discussão da energia limpa no cardápio da Rio+20

Simpósio que traz como tema fontes de energia limpa acontece no Planetário e discute o planejamento de demanda e eficiência energética.

Duda Menegassi ·
15 de junho de 2012 · 14 anos atrás
Interior de uma torre de transmissão. Foto: wikimédia
Interior de uma torre de transmissão. Foto: wikimédia

Dia 18 de junho, no Planetário, acontecerá o Simpósio Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios, com lançamento de publicação sobre o tema. A livro, com direito a prefácio de Marina Silva, traz a tona questões relativas à geração de energia no Brasil, discutindo a real capacidade de energias limpas, como eólica e solar, atenderem à crescente demanda por eletricidade. Entram no debate também os obstáculos, principalmente financeiros, para implantação de fontes de energia renovável, e casos de países estrangeiros que adotaram fontes limpa.

Alguns exemplares da publicação serão distribuídos gratuitamente no evento. Os painéis apresentados durante o simpósio serão “Planejamento de demanda e eficiência energética” e “Alternativas para a geração de energia elétrica no Brasil: políticas públicas, investimento e estudos de casos internacionais”. O objetivo principal de todo o evento é suscitar o diálogo entre especialistas, governos, setor privado e cidadãos sobre novas formas de geração de energia no Brasil.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O encontro é parte das atividades paralelas à Rio+20. Aos interessados: o evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. A inscrição é feita através do site. Também no site estará disponível o conteúdo da publicação “Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios”, que será lançada durante o simpósio.

 
Serviço:
Simpósio “Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios”
Onde: Planetário, Rio de Janeiro –
           Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea
Quando: 18 de junho
Credenciamento – 8:30 | Duração: 9h – 13h | Almoço: 13h – 14h
Lançamento da publicação e coletiva de imprensa: 14h – 15h

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
14 de agosto de 2026

Organizações religiosas se juntam em carta ao STF sobre riscos ambientais

Carta aberta aos ministros do Supremo, assinada por entidades de religiões diversas, alerta para julgamentos sobre o licenciamento ambiental, da Moratória da Soja e Marco Temporal

Salada Verde
14 de agosto de 2026

Tentativa de anular ampliação da Estação Ecológica de Taiamã é inconstitucional, diz MPF

Projeto de Decreto Legislativo que tenta reverter ampliação da unidade de conservação no Pantanal mato-grossense representa grave risco de retrocesso ambiental, detalha MPF em nota técnica

Salada Verde
14 de agosto de 2026

Ferramenta monitora o que os governos estão fazendo para enfrentar o El Niño

Lançado pelo Política por Inteiro, o monitor concentra ações da União, Estados e Municípios voltados à prevenção, ao monitoramento e à resposta aos impactos do fenômeno no Brasil

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.