É impossível ver e saber de tudo o que vai ocorrer na Rio+20 e seus eventos paralelos. Por isso, resolvemos publicar uma lista das atividades que mais nos chamaram a atenção. É uma seleção gourmet e, claro, ao nosso gosto. Ela será renovada a cada dia, começando nessa sexta, 15, até o fim de todos a conferência, em 22 de junho. Para quem não puder ir, marcamos os eventos que serão transmitidos via internet. Confira!
![]() |
O lixo e a relação que ele tem com o consumo (mais consumo, mais lixo) será tema da palestra “Consumo, resíduos e reciclados: o luxo e o lixo” promovida pela Coppe/UFRJ, às 10h da manhã, no seu auditório no Fundão.
No mesmo local, às 10h30, a discussão será sobre trânsito e qualidade de vida na palestra “Mobilidade e transporte sustentável”.
Se você se se interessa pelas novas energias, vá de “O papel das energias renováveis nas mudanças climáticas e na sustentabilidade”, no Armazém 4 do Píer Mauá, promovido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceria com a Rioclima. Ótima pedida. O evento acontece na hora do almoço, às 12h15.
Na saída, visite o estande do próprio INPE e da da Rede CLIMA (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais). Lá, estão jogos interativos, exibição de filmes e painéis didáticos. O espaço foi inaugurado hoje, 14, e ficará aberto até o sábado, 22 de junho. Aproveitem!
![]() |
Finalmente, essa sexta, 15, é um dia de grande expectativa, pois será o início da Cúpula dos Povos. As atividades no Aterro do Flamengo começam às 9h da manhã e continuam até às 18h30, no fim da tarde. Veja a programação completa divulgada pela organização.
Os detalhes estão na tabela e os locais no mapa, ambos logo abaixo. Quando é possível verificar, indicamos também se haverá transmissão ao vivo pela net, o chamado streaming.
| Local | Hora | Transmissão ao vivo | Temas | Instituição Promotora | Palestrantes | Nome ou Descrição |
| Fundão — Cidade Universitária, Centro de Tecnologia, bloco G | 10:00 às 11:00 | Clique aqui | Lixo | Coppe/UFRJ | Alessandra Magrini, José Carlos Pinto, Luciano Basto, Romildo Toledo (Coppe/UFRJ); Tião Santos ( Assoc. de Catadores de Material Reciclável de Gramacho) | Consumo, resíduos e reciclados: o luxo e o lixo |
| Fundão — Cidade Universitária, Centro de Tecnologia, bloco G | 11:30h às 12: 30h | Clique aqui | Mobilidade | Coppe/UFRJ | Rômulo Dante Orrico Filho, Roberto Schaeffer, Márcio D’Agosto (Coppe/UFRJ); Natália Garcia (Cidades para Pessoas) | Mobilidade e transporte sustentável |
| Armazém 4, no Píer Mauá | 12h15 | Energia | INPE/Rioclima | Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas (Coppe/UFRJ) | O papel das energias renováveis nas mudanças climáticas e na sustentabilidade | |
| Aterro do Flamengo | 9:00 às 18:30 | Clique aqui | Variados | Cúpula dos Povos | Veja programação completa |
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Abertura do 1° Congresso Pan-Americano de Trilhas marca protagonismo brasileiro no continente
Evento se estende até domingo (8), com representantes de diferentes países que se inspiram no exemplo do Brasil para multiplicar as trilhas das Américas →
Morcegos: animais incompreendidos e vilanizados
Como a informação pode transformar o medo em curiosidade, aproximar as pessoas dos morcegos e transformá-las em aliadas da conservação →
Projetos de mineradora financiada pelo Master afetam 127 áreas protegidas
Levantamento da Repórter Brasil identificou 88 projetos de minerais críticos da 3D Minerals em áreas sobrepostas ou na zona de impacto de terras indígenas, territórios quilombolas, unidades de conservação e assentamentos; empresa arrematou áreas de exploração em leilão da ANM apenas 45 dias após ser criada →


