Notícias

Primeiro registro de jubarte encalhada em 2012

Avistada por um turista, a baleia, um macho jovem, apareceu morta no Parcel das Pareces, um conjunto de recifes perto do litoral baiano.

Vandré Fonseca ·
26 de julho de 2012 · 12 anos atrás
Foto: José Carlos Ferreira
Foto: José Carlos Ferreira

Uma baleia jubarte foi encontrada morta, no final da tarde de terça-feira (24), no Parcel das Pareces, um conjunto de recifes próximo a Abrolhos, no litoral sul da Bahia. O registrofoi feito por um turista que passava pelo local e fotografou o animal. Trata-se do primeiro encalhe no litoral baiano em 2012. De acordo com a veterinária Adriana Colósio, do Instituto Baleia Jubarte, era um macho juvenil.

“A jubarte já estava em avançado estado de decomposição e optamos por não fazer a avaliação in loco para evitar que o sangue e o óleo da gordura atraíssem tubarões, o que poderia colocar a equipe em risco e causar acidentes”, conta a veterinária. Ela explica que quando o animal é encontrado vivo, é feito todo o esforço para devolvê-lo ao mar com saúde.  “No caso do animal morto é feita uma avaliação, além da coleta de material para análise”, explica.

Com o início da temporada de baleias jubarte no Brasil, que vai até o mês de novembro, aumentam as ocorrências de encalhe da espécie. Este ano, são esperadas 10 mil baleias jubarte no litoral brasileiro. Para atender casos de encalhes de baleias, golfinhos, focas ou lobos-marinhos, o Programa Resgate do Projeto Baleia Jubarte, financiado pela Petrobrás e feito em parceria com o Projeto Mamíferos Aquáticos, possui um serviço de emergência por telefone, que funciona 24 horas por dia.

Os números para alertas são:
(71) 3676-1463 e (71) 8154-2131, na Praia do Forte
(73) 3297-1340 e (73) 8802-1874, em Caravelas.

Leia também

Salada Verde
21 de fevereiro de 2024

Exposição de fotografias do Pantanal arrecada recursos para as Brigadas Pantaneiras

A mostra “Água Pantanal Fogo” reúne 80 imagens de Lalo de Almeida e Luciano Candisani . Seis das obras vão à venda para arrecadação de fundos

Reportagens
21 de fevereiro de 2024

Sem a Fundação Zoobotânica, RS completa 10 anos sem divulgar lista de espécies ameaçadas

Sob críticas de ambientalistas e sem interessados, governo do estado insiste na concessão privada das instituições que eram coordenadas pela FZB

Notícias
21 de fevereiro de 2024

MS: lei do Pantanal entra em cena com seca histórica do Rio Paraguai

Normativa restringe atividades produtivas e protege formações naturais buscando associar desenvolvimento e conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.