Notícias

Lista negra capixaba

Redação ((o))eco ·
10 de junho de 2005 · 21 anos atrás

Neste sábado, 11 de junho, o Ibama vai divulgar a nova Lista de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção. O Espírito Santo saiu na frente e já disponibilizou uma relação estadual da fauna e da flora ameaçadas. Esta é a primeira vez que o estado elabora sua própria lista, que engloba 950 espécies, sendo 197 da fauna e 753 da flora, o que representa um quinto da biodiversidade local. Animais como a anta (Tapirus terrestris) e plantas como a orquídea (Cattleya labiata), que não constavam da lista nacional, passarão a ter uma proteção legal mais severa. A lista foi elaborada pelo Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica (Ipema) em parceria com o governo do Espírito Santo e com o Fundo de Apoio para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês).

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
20 de maio de 2026

As tentativas de desmonte do monitoramento remoto capazes de frear o combate ao desmatamento no Brasil

Iniciativas recentes buscam minar a confiança construída ao longo de anos nos sistemas de verificação de ilícitos à distância

Notícias
19 de maio de 2026

Bancada ruralista acelera ‘pacote agro’ na Câmara dos Deputados

Proposta aprovada em urgência retira do Ministério do Meio Ambiente parte da competência sobre biodiversidade e fiscalização

Reportagens
19 de maio de 2026

Pernambuco foca em carbono e ignora a urgência das áreas de risco

Enquanto o governo foca no mercado de carbono, o estado acumula 291 mortes e 545 mil desabrigados por desastres desde 1991, com prejuízos que superam os R$ 34 bilhões

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.