Notícias

Safra cai mas soja avança

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira uma pesquisa sobre a produção agrícola de 2004 nos municípios. Os dados mostram que a produção de grãos no país diminuiu 3,65% em relação a 2003, devido, principalmente, a fatores climáticos. Isso não refreou a expansão territorial da soja: apesar da queda de 4,6% na produção do grão, a área plantada aumentou 16,5% em 2004, ultrapassando os 21 milhões de hectares. Não por acaso, das dez cidades que mais cresceram na produção agrícola, sete estão no estado de Mato Grosso, que sozinho produz 29,3% da soja nacional e 48% do desmatamento na Amazônia. A liderança é de Sorriso. Com pouco mais de 46 mil habitantes, o município é o maior produtor de soja e o quarto maior de milho do Brasil.

Ana · Redação ((o))eco ·
29 de junho de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
19 de junho de 2026

CI-Brasil lança edital para fortalecer viveiros e redes de sementes da Amazônia

Com recurso do Fundo Amazônia, chamada do Floresta para o Bem-Estar vai selecionar até 60 iniciativas no Acre, Amazonas, Mato Grosso e Pará

Análises
18 de junho de 2026

Bonn: a batalha sobre representação e poder de agenda

Para os países mais vulneráveis, negociações climáticas podem significar proteção ou desamparo diante da crise do clima

Cerimônia de enterro no cemitério de Redenção após a ação conjunta das polícias Militar e Civil do Pará que terminou com dez pessoas mortas no município de Pau d'Arco, em 2017. Foto: Avener Prado / Folhapress
Notícias
18 de junho de 2026

Amazônia concentra violência fundiária e baixa punição de crimes ambientais

Dados compilados pela plataforma Crime Brasil mostram que estados com mais conflitos fundiários e desmatamento registram baixa punição por crimes ambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.