Notícias

Antes de Bering

A arqueóloga Niéde Guidon, que comanda o Museu do Homem Americano no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, ganhou um importante reforço para sua controvertida teoria sobre a chegada dos humanos nas Américas. Ela reivindica ao sítio arqueológico do Boqueirão da Pedra Furada os vestígios mais antigos deixados pelo homem no continente, depois que encontrou artefatos e uma fogueira de pelo menos 50 mil anos. Mas a versão consagrada no meio científico é de que a ocupação americana aconteceu há cerca de 11 mil anos, pelo estreito de Bering, que liga Sibéria e Alasca. Agora, uma equipe de cientistas acaba de datar em 40 mil anos algumas pegadas humanas preservadas por cinzas vulcânicas em uma pedreira a 130 km da Cidade do México. Os especialistas já trabalham com a hipótese defendida por Guidon, de que os primeiros americanos chegaram ao continente pelo mar, e não a pé.

Carolina Mourão ·
5 de julho de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
2 de julho de 2026

Quem nasceu primeiro: a ciência ou a ancestralidade?

Reconhecer os saberes tradicionais não é olhar para trás, mas compreender que uma sociobioeconomia justa e sustentável só se constrói quando ciência e ancestralidade caminham juntas

Notícias
2 de julho de 2026

Copa do Mundo das áreas protegidas: Grupo I

Bicampeã mundial e candidata ao título, a França também se destaca na conservação da natureza, com quase 7 mil áreas protegidas e parques

Salada Verde
2 de julho de 2026

Parque Nacional do Itatiaia comemora 89 anos com horizonte de novos investimentos

Celebração tem inauguração de mirante, solenidade e lançamento de pacote de ações previstas no caminho até o próximo e emblemático 90º aniversário

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.