Notícias

Estrada do colono: ambientalistas enviam carta à Izabella

Representantes do Movimento SOS Floresta criticam em documento projeto que reabre a estrada que corta o Parque Nacional do Iguaçu.

Redação ((o))eco ·
23 de abril de 2013 · 13 anos atrás
Local onde passa a Estrada do colono, tomada pela vegetação, após 10 anos fechada. Foto: Apolonio Rodrigues/ICMBio.
Local onde passa a Estrada do colono, tomada pela vegetação, após 10 anos fechada. Foto: Apolonio Rodrigues/ICMBio.

Representantes do Movimento SOS Floresta enviaram ontem (22) à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, uma carta se posicionando contra o projeto de lei que reabre a Estrada do Colono, que corta o Parque Nacional do Iguaçu. Para tanto, o projeto muda a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), introduzindo o conceito de estrada-parque que, na prática, regulamenta e possibilita aberturas de estradas dentro de qualquer unidade de conservação de proteção integral.

De acordo com a carta, o projeto de lei nº 7123, de 2010, de autoria do deputado Assis do Couto (PT-Paraná), é uma proposta de modificação da Constituição Federal e da legislação ambiental “vinculada aos princípios de nossa Carta Magna para legitimar uma demanda regional, mas, ao mesmo tempo, uma tentativa de abrir um perigoso precedente com graves consequências para a conservação da biodiversidade no país, em termos de enfraquecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação”.

O Movimento SOS Florestas aponta 6 motivos que o leva a ser integralmente contrário ao projeto e cobra do Governo Federal alguma posição “O silêncio do Governo Federal ante tal ameaça representa um enorme retrocesso em termos da efetiva responsabilidade do Estado pela conservação da natureza, bem comum de todos os brasileiros”.

Leia abaixo, na íntegra, ou faça o download aqui.

 

*Matéria editada em 25/04/2013 – 21h08

Leia também

Salada Verde
19 de janeiro de 2026

Após pressão da pesca de camarão, governo adia para 2027 entrada em vigor do PREPS

Criado há 20 anos, adesão ao Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite ainda sofre adiamentos

Salada Verde
19 de janeiro de 2026

Mais dois filhotes! Onça-pintada aparece com novas crias no Parque Nacional do Iguaçu

Onça Janaína, monitorada desde 2018 pelo Projeto Onças do Iguaçu, é flagrada por armadilhas fotográficas com dois novos filhotes e chega a um total de cinco em sete anos

Colunas
19 de janeiro de 2026

Quem paga a conta do clima?

Reprodução de discursos coloniais silenciam os impactos desiguais causados pela crise climática; Estudo do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental analisa discursos sobre justiça climática

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.