Notícias

Governo cria Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais

Presidente Dilma sancionou na quinta (20/06) projeto que cria Unidade de Conservação marinha. Esse será o terceiro parque marinho do país.

Redação ((o))eco ·
25 de junho de 2013 · 11 anos atrás
Uma das ilhas que formam Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais. Foto: ACWB/skyscrapercity.
Uma das ilhas que formam Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais. Foto: ACWB/skyscrapercity.

Três pequenas ilhas acabam de virar área protegida. A presidente Dilma Rousseff sancionou na quinta-feira (20) a Lei nº 12.829/2013, aprovada pelo Congresso Nacional, que cria o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no litoral do Estado do Paraná. O projeto de lei que transformou a área em unidade de conservação tramitou durante 10 anos no Congresso Nacional.

O projeto de Lei foi aprovado pelo Senado no dia 21 de maio.

O Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais é o primeiro parque marinho do estado do Paraná e o terceiro do país, atrás dos Parques Marinhos dos Abrolhos e de Fernando de Noronha. Sua criação faz o Governo Federal dar um passo em direção aos objetivos traçados na 10ª Conferência das Partes (COP-10), em Nagoia de ter, até 2020, 10% das áreas costeiras e marinhas protegidas.

Localizadas entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a 6,2 milhas da costa, as ilhas abrigam mais de 8 mil aves. Ameaçadas pela pesca excessiva, a área agora será gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “O desafio será, a partir de uma boa gestão, conciliar as atividades de interesse local, como o mergulho, com a conservação de todo esse ecossistema do qual essas espécies dependem”, afirmou Roberto Vizentin, presidente do ICMBio.

As três ilhas não possuem praia. Seu entorno, formado por 4 recifes, serve para a proteção do ameaçado Mero (Epinephelus itajara), espécie cuja pesca está proibida por lei.

Leia também

Vídeos
25 de setembro de 2012

Debate no stand ((o))eco: Proteção da Biodiversidade Marinha

Ana Paula Leite Prates do Ministério do Meio Ambiente e Leandra Gonçalves do SOS Mata Atlântica discutem perigos e desafios para ambientes costeiros e marítimos.

Colunas
25 de maio de 2009

Áreas marinhas desprotegidas

É preciso tirar a pesca do palco da conservação marinha e também uma mudança drástica da nossa postura em relação aos oceanos, que nunca foram vistos como um bioma único e frágil

Salada Verde
5 de março de 2013

Aprovado projeto que cria o Parque das Ilhas dos Currais

Criação do Parna Marinho das Ilhas dos Currais está tramitando há 10 anos no Congresso foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.