Praticamente 60% dos municípios nordestinos ainda não criaram leis para preservação do meio ambiente. A informação faz parte do estudo Perfil dos Municípios Brasileiros, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresenta dados detalhados de diferentes áreas sobre as cidades do país. Com base nas informações, é possível ter uma ideia das regiões e estados em que a legislação ambiental municipal mais avançou.
No levantamento foram considerados leis diversas, capítulos e artigos na Lei Orgânica, a existência de código ambiental municipal, além de referências específicas à preservação no Plano Diretor. No total, dos 5.565 municípios brasileiros, 3.084 (55,42%) dispõem de instrumentos legais para preservação do meio ambiente. Confira abaixo como se dá a divisão em cada região e estado brasileiro.
Clique aqui para baixar um arquivo em Excel com informações detalhadas específicas sobre cada legislação específica, aqui para baixar o arquivo CSV com os dados deste infográfico, e aqui para baixar o estudo em si e outras tabelas de dados disponíveis sobre a publicação.
Leia também
Parlamento europeu adia por um ano acordo para livrar importações de desflorestamento
Decisão mantém desprotegidas florestas no mundo todo, como a quase totalidade da Amazônia sul-americana e outros biomas →
O Bruxo e o caldeirão de petróleo
Não há nada de aleatório no rolê lobista de Ronaldinho pela COP →
O uso de meme para esconder desinformação sobre meio ambiente
Em formato de piada e conteúdo divertido, a desinformação invade as telas das pessoas e dificulta o trabalho de educação e preservação ambiental →