Praticamente 60% dos municípios nordestinos ainda não criaram leis para preservação do meio ambiente. A informação faz parte do estudo Perfil dos Municípios Brasileiros, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresenta dados detalhados de diferentes áreas sobre as cidades do país. Com base nas informações, é possível ter uma ideia das regiões e estados em que a legislação ambiental municipal mais avançou.
No levantamento foram considerados leis diversas, capítulos e artigos na Lei Orgânica, a existência de código ambiental municipal, além de referências específicas à preservação no Plano Diretor. No total, dos 5.565 municípios brasileiros, 3.084 (55,42%) dispõem de instrumentos legais para preservação do meio ambiente. Confira abaixo como se dá a divisão em cada região e estado brasileiro.
Clique aqui para baixar um arquivo em Excel com informações detalhadas específicas sobre cada legislação específica, aqui para baixar o arquivo CSV com os dados deste infográfico, e aqui para baixar o estudo em si e outras tabelas de dados disponíveis sobre a publicação.
Leia também
Quase mil conchas confiscadas do tráfico foram doadas a uma instituição de ensino
Com mais de 40 diferentes espécies, incluindo ameaçadas de extinção, a carga não tinha a comprovação de origem legal →
COP30 inaugura um novo ciclo na história das Cúpulas do Clima da ONU, diz Ana Toni
Em entrevista exclusiva a ((o))eco, CEO da COP30 diz que fim dos fósseis não está na agenda de negociações porque nenhum país pediu a inclusão do tema →
Navegando de Nice a Belém
A COP da Floresta, como tem sido chamada a COP30, também pode ser histórica pela conexão entre o clima e o oceano →




