Notícias

Toda a beleza da Amazônia vista do espaço

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com 5.500.000 km² de extensão. Veja toda sua beleza através de fotos de satélite.

Paulo André Vieira ·
2 de setembro de 2013 · 11 anos atrás

Amazônia. A maior floresta tropical do mundo. Com 5.500.000 km² de extensão, ela se espalha pelos terrítórios de nove países da América do Sul. Vista de cima, a Amazônia é uma imensidão de largas copas de árvores, que vistas de baixo estão 30 metros acima do solo. Apesar dos rios e igarapés que cortam a região e formam a Bacia Amazônica, a maior parte da floresta nunca se alaga. O solo é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes, o que os deixa produtivos por apenas um curto período de tempo. Isso faz com que os agricultores estejam constantemente mudando-se para novas áreas e desmatando mais florestas. O desmatamento é tão grande que pode ser visto a olho nu do espaço. 91% dessas terras desmatadas desde 1970 é usada para pastagem de gado.

Para celebrar este bioma tão importante, selecionamos algumas imagens de satélite da floresta e de seus rios. Imagens que revelam a beleza que a Amazônia ainda pode oferecer, mesmo tão ameaçada. Aprecie abaixo essas imagens retiradas do Google Earth.

Conheça também o nosso projeto InfoAmazonia, que agrega dados e notícias sobre a Amazônia. O InfoAmazonia permite a participação do público através do compartilhamento de dados e notícias.

 

Leia também
Visto do espaço, o Brasil como arte
Quatro décadas de desmatamento

A beleza do Brasil visto do espaço
A Mata Atlântica vista do espaço
A beleza da Caatinga vista do espaço
As cores e as formas do Pantanal vistas do espaço
O Brasil visto pelos satélites da Nasa
O desmatamento em Rondônia visto do espaço
As maravilhas naturais do Brasil vistas do espaço

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Salada Verde
14 de junho de 2024

Filhote de onça-pintada é registrado no Parque Nacional do Iguaçu

Novo filhote, batizado de Yasú, que significa "amor", em Tupi, tem pouco mais de um ano de vida

Análises
14 de junho de 2024

Riscos vão muito além da privatização das praias

A zona costeira está sendo estreitada, aprisionada entre o processo de elevação do nível do mar e de ocupação que impede que a linha de costa se mova para se ajustar à nova realidade imposta pelas mudanças climáticas

Notícias
14 de junho de 2024

Introdução de peixe amazônico em reservatório paulista diminuiu diversidade de espécies nativas

Desde que foi registrada pela primeira vez na represa do Jaguari, em 2001, a corvina (Plagioscion squamosissimus) estabeleceu e aumentou sua população na bacia do Paraíba do Sul em detrimento da fauna local

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.