Notícias

Oficina em Medellín dá treino prático em cobertura ambiental

Curso reuniu 10 jornalistas latino-americanos na Colômbia e foi oportunidade de produzir reportagens e debater questões ambientais.

Giovanny Vera ·
18 de setembro de 2013 · 8 anos atrás

Jornalistas visitaram governos regionais e municipais da área metropolitana de Medellín para conhecer problemas locais e produzir reportagens ambientais. Foto: Giovanny Vera S.
Jornalistas visitaram governos regionais e municipais da área metropolitana de Medellín para conhecer problemas locais e produzir reportagens ambientais. Foto: Giovanny Vera S.

Do dia 2 ao 13 deste mês, dez jornalistas da América Latina participaram de uma oficina de Jornalismo Ambiental, em Medellín, na Colômbia, realizada pela agência alemã Deutsche Welle Akademie com o apoio da Universidade de Antioquia. O objetivo do encontro foi ampliar os conhecimentos e práticas dos participantes em jornalismo ambiental.

Durante duas semanas, dez jornalistas de Guatemala, Nicarágua, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil participaram de sessões na Universidade de Antioquia e tiveram uma experiência prática de investigação jornalística orientada a temas ambientais da cidade de Medellín. Entre os assuntos abordados, córregos que cortam a cidade, a mineração na região, o uso de bicicletas como meio de transporte, construções ecológicas e a recuperação de áreas verdes em rios urbanos.

De acordo com David Olmos, diretor de projetos da Deutsche Welle Akademie, durante duas semanas o grupo trabalhou para criar “um espaço de reflexão, de debate, de troca de experiências; um lugar para conhecer a visão e os problemas que existem em outros países”.

Por sua vez, o facilitador Roberto Herrscher, explicou que um dos objetivos da oficina foi o de fornecer conhecimentos mais profundos dos temas ambientais, de sua relação com a globalidade dos temas jornalísticos, “de como não só informar mais e melhor sobre o meio ambiente, mas como transmitir essas informações para diferentes públicos”.

Um dos participantes, Esmir Cortez, jornalista do diário boliviano El Deber, disse ter aprendido a importância de encontrar o lado ambiental nos temas variados que são normalmente publicados na mídia. “Todas as matérias têm um lado que pode ser explorado para falar do cuidado de florestas, da água, do ar e do meio ambiente”, disse o jornalista boliviano.

 

  *Giovanny Vera é jornalista, colaborador de ((o))eco e também participou da oficina da Deutsche Welle Akademie representando o site.

 

 

Saiba mais
Deutsche Welle Akademie

Leia também
Bolsa traz jornalistas de 18 países à Rio+20

 

 

 

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Notícias
18 de outubro de 2021

Websérie traz o elo entre o ser humano e a natureza do Rio de Janeiro

Personagens que possuem uma conexão especial com a paisagem natural da cidade são apresentados na websérie do documentarista e fotógrafo carioca, Rafael Duarte

Salada Verde
15 de outubro de 2021

GLO ambiental não será renovada, anuncia Mourão

A operação acabou nesta sexta-feira (15). Atuação de militares não resultou em diminuição do desmatamento na Amazônia, mesmo com efetivo e orçamento maiores que dos órgãos ambientais

Notícias
15 de outubro de 2021

Justiça do México suspendeu revisão da meta climática, apresentada em 2020

Assim como o Brasil, o México revidou a meta para abaixo do estabelecido no Acordo de Paris. Greenpeace questionou na Justiça a nova NDC e ganhou

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta