Do dia 2 ao 13 deste mês, dez jornalistas da América Latina participaram de uma oficina de Jornalismo Ambiental, em Medellín, na Colômbia, realizada pela agência alemã Deutsche Welle Akademie com o apoio da Universidade de Antioquia. O objetivo do encontro foi ampliar os conhecimentos e práticas dos participantes em jornalismo ambiental.
Durante duas semanas, dez jornalistas de Guatemala, Nicarágua, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil participaram de sessões na Universidade de Antioquia e tiveram uma experiência prática de investigação jornalística orientada a temas ambientais da cidade de Medellín. Entre os assuntos abordados, córregos que cortam a cidade, a mineração na região, o uso de bicicletas como meio de transporte, construções ecológicas e a recuperação de áreas verdes em rios urbanos.
De acordo com David Olmos, diretor de projetos da Deutsche Welle Akademie, durante duas semanas o grupo trabalhou para criar “um espaço de reflexão, de debate, de troca de experiências; um lugar para conhecer a visão e os problemas que existem em outros países”.
Por sua vez, o facilitador Roberto Herrscher, explicou que um dos objetivos da oficina foi o de fornecer conhecimentos mais profundos dos temas ambientais, de sua relação com a globalidade dos temas jornalísticos, “de como não só informar mais e melhor sobre o meio ambiente, mas como transmitir essas informações para diferentes públicos”.
Um dos participantes, Esmir Cortez, jornalista do diário boliviano El Deber, disse ter aprendido a importância de encontrar o lado ambiental nos temas variados que são normalmente publicados na mídia. “Todas as matérias têm um lado que pode ser explorado para falar do cuidado de florestas, da água, do ar e do meio ambiente”, disse o jornalista boliviano.
| *Giovanny Vera é jornalista, colaborador de ((o))eco e também participou da oficina da Deutsche Welle Akademie representando o site. |
Saiba mais
Deutsche Welle Akademie
Leia também
Bolsa traz jornalistas de 18 países à Rio+20
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Pantanal brasileiro perdeu cerca de 80% da água superficial em 40 anos, aponta pesquisa
Estudo inédito mostra que o bioma sofreu uma redução de cerca de 80% da água superficial desde 1985, comprometendo a biodiversidade e serviços ecossistêmicos essenciais →
Pesquisadora especialista em tamanduás morre em acidente aéreo no Pantanal
A alemã Lydia Möcklinghoff se dedicava há mais de 20 anos ao estudo do tamanduá-bandeira no Pantanal. Ela e o piloto morreram com queda de avião em Campo Grande →
Encontro com os Encantados de Olivença, na Bahia
O que começou como um passeio de bicicleta até Olivença terminou em uma imersão na cultura Tupinambá, entre arte, território, ancestralidade e luta por reconhecimento →

