Notícias

Dia das Aves: uma seleção brazuca de rara beleza

Em 05 de outubro é comemorado, no Brasil, o Dia das Aves. País abriga 1840 espécies e tem a segunda maior biodiversidade desses animais.

Redação ((o))eco ·
4 de outubro de 2013 · 8 anos atrás
Tié-sangue (Ramphocelus bresilius). Tamanho: 20 cm | Peso: 35g. Características: Pássaro inconfundível pelo colorido dos machos, que são caracterizados por um vermelho, ao mesmo tempo vivo, intenso e brilhante, além de um preto fosco nas asas e cauda; também notável é a cor do bico – preta com uma mancha branco-marfim na base da mandíbula. Fêmeas, por sua vez, são mais discretas: pardas por cima, algo castanhas por baixo e com a cabeça acinzentada. Outros nomes: Sangue-de-boi e ti é-fogo. Foto: Zig Koch.

No Brasil, em 05 de outubro é comemorado o Dia das Aves. O país abriga 1.840 espécies e tem a segunda maior biodiversidade no mundo desses animais.

Para celebrar a data com os leitores e a beleza das nossas aves, ((o))eco compartilha uma seleção de 9 das mais belas espécies da Reserva Natural Salto Morato, no litoral norte do Paraná, que abriga mais de 324 espécies de aves, número que representa 43% das espécies que ocorrem no Paraná e 18% das espécies brasileiras. Por essa razão, ela é um local atraente para praticantes de birdwatching, a prática de observação de aves. A reserva é mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

 

 

Mais informações sobre essas e outras aves no Guia do Observador de Aves da Reserva Natural Salto Morato. Disponível para compra nos site da editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR): www.editora.ufpr.br.

 

Leia também
Guia: as aves da Mata Atlântica
Guia: as aves do Pantanal
Guia: as aves da Amazônia

 

 

 

Leia também

Reportagens
27 de outubro de 2021

Estados da Amazônia não estão preparados para eventos climáticos extremos, mostra estudo

Nenhum dos nove estados possui sistema de alertas ou planos de contingência para lidar com inundações, secas, incêndios ou ondas de calor

Análises
27 de outubro de 2021

Um olhar sobre 36 anos da Mata Atlântica – o que aconteceu entre 1985 e 2020 e para onde vamos

O bioma mais impactado pela presença humana ao longo de toda a história do país permaneceu com intensa transformação do seu território nas últimas 3,5 décadas

Reportagens
27 de outubro de 2021

Lobby do agronegócio reduz transparência ambiental de estados e favorece desmatamento

Governadores cedem a interesses de produtores rurais e bloqueiam ou dificultam acesso a dados públicos que poderiam apontar quem está derrubando a floresta ilegalmente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta