Notícias

SAD: desmatamento na Amazônia cai 76% em setembro

Aumento da fiscalização diminuiu pressão sobre a Floresta, mas perda de floresta na região de Apuí, no Amazonas, continua chamando a atenção.

Daniele Bragança · Rafael Ferreira ·
14 de outubro de 2013 · 8 anos atrás

Ibama apreende mais de 5,3 mil metros cúbicos de madeira ilegal em Rondônia. Foto: Badaró Ferrari/Ascom/Ibama.
Ibama apreende mais de 5,3 mil metros cúbicos de madeira ilegal em Rondônia. Foto: Badaró Ferrari/Ascom/Ibama.

O Imazon divulgou hoje os dados de alerta de desmatamento de setembro. Foram desmatados 103 km² em setembro. Isso representou uma redução expressiva de 76% comparado com o mesmo período do ano passado, quando o desmatamento somou 431 km².

Responsável por desmatar 46% do total, o estado de Rondônia ficou no topo do ranking de campeão de desmate. O estado do Amazonas ficou em segundo, com 23%, seguindo de Mato Grosso (15%) e Pará (9%).

Novo ano começa bem

Os dois primeiros meses do novo calendário de desmatamento (que vai de agosto a julho do ano seguinte) tiveram reduções na taxa de desmate. O desmatamento acumulado no período de agosto de 2013 a setembro de 2013 totalizou 288 quilômetros quadrados. Houve redução de 57% em relação ao ano ao ano anterior (agosto de 2012 a setembro de 2012) quando o desmatamento somou 663 quilômetros quadrados.

Degradação florestal também sofreu redução

A degradação florestal, que mede a degradação da floresta por queimadas e exploração madeireira ilegal, também teve redução expressiva. As florestas degradadas somaram 16 km² em setembro de 2013, uma redução de 94% comparada ao mesmo mês do ano passado, quando foram degradados 283 km² de floresta.

A maioria (69%) ocorreu no Mato Grosso seguido pelo Pará (25%)

A degradação florestal acumulada no período de agosto de 2013 a setembro de 2013 totalizou 108 quilômetros quadrados. Em relação ao período anterior (agosto de 2012 a setembro de 2012) houve redução de 69% quando a degradação florestal somou 343 quilômetros quadrados.

 

 

Leia Também
Alertas de desmatamento caem 20% em agosto, afirma Imazon
Imazon: desmatamento mantém estabilidade, degradação dispara
Desmatamento na Amazônia em junho continua em alta

 

 

 

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Notícias
20 de outubro de 2021

Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

Somente em setembro foram destruídos 1.224 km² de floresta, área equivalente a mais de 4 mil campos de futebol por dia. Números sãos os maiores em 10 anos

Salada Verde
20 de outubro de 2021

Em comemoração de seus 10 anos, Onçafari lança concurso de fotografia

Fotógrafos profissionais e amadores podem se inscrever até o dia 14 de novembro. Vencedores terão a oportunidade de fotografar a fauna e flora existentes na sede da Onçafari, no Pantanal

Notícias
20 de outubro de 2021

INPE não tem recursos garantidos para pagamento de água e luz até final do ano

Destinação de R$ 5 milhões pela AEB deu um respiro ao Instituto, mas órgão ainda aguarda verba de outras fontes para honrar despesas de funcionamento até dezembro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta