Notícias

Elétricas querem facilitar licenciamento ambiental do setor

Empresas propõem um “balcão único”, onde se concentraria toda papelada necessária para a obtenção da licença. MMA é favorável à ideia.

Redação ((o))eco ·
18 de outubro de 2013 · 13 anos atrás

Foto: Linha de Transmissão Chapadão - Ilha Solteira II: PAC2
Foto: Linha de Transmissão Chapadão – Ilha Solteira II: PAC2

Empresas do setor elétrico apresentaram ontem (17) uma proposta para a criação de um “balcão único” no licenciamento ambiental de projetos de geração e transmissão de energia. O objetivo é agilizar o processo de licenciamento. O projeto foi entregue à ministra Izabella Teixeira durante 1º Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (Fmase).  

Izabella Teixeira destacou que é necessário um modelo de aperfeiçoamento do licenciamento ambiental: “O licenciamento vai além da infraestrutura e da logística e é importante que o setor esteja enviando propostas. A questão energética precisar ser encarada com visão diferenciada”.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O balcão único evitaria que os empreendimentos precisassem consultar, além do Ibama, os órgãos auxiliares,  como a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Fundação Palmares,  e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Tudo ficaria centralizado na mesma estrutura.

 

 

Leita Também
O que é Licenciamento Ambiental
Licenciamento ambiental é fundamental e pede competência
Projeto retira do Ibama o licenciamento do setor elétrico

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
20 de julho de 2026

O vencedor da Copa do Mundo das Áreas Protegidas

Não basta o número de unidades, o tamanho importa mais. Confira qual país do mundial de 2026 mais se destacou na conservação das suas riquezas naturais

Notícias
20 de julho de 2026

Cientistas descobrem espécie de macaco que passou anos “escondida” na floresta congolesa

Primata, que já é considerado ameaçado de extinção por pesquisadores, escapou por décadas do radar de expedições científicas na República Democrática do Congo

Análises
20 de julho de 2026

O oceano que nos sustenta e o que está em jogo quando o coral branqueia

A conservação do oceano depende de gestores públicos e cidadãos que muitas vezes vivem longe do mar, mas cujas escolhas afetam diretamente os ecossistemas marinhos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.