
Você está pronto a entrar no louco frenesi de compras do qual participamos todos os anos, não apenas na Black Friday mas em toda a temporada de festas?
Você está pronto para aquela incrível explosão de gastos, para inflar a conta do seu cartão de crédito, para o estresse de comprar coisas para todo mundo da sua lista?
Você está pronto para consumir uma quantidade insana de recursos, causar um desmedido impacto ambiental, e trabalhar longas horas para pagar por tudo isso?
Sim, é época das festas de fim de ano novamente, e com ela vem a pior parte do consumismo.
Por mim, vamos pular fora.
Eu e minha família estamos lançando um desafio a todos os meus maravilhosos leitores e ao mundo: é proibido dar presentes novos durante as festas.
Que desafio maluco é esse? Simples – siga essa regra:
Não compre presentes novos durante as festas!
“Espera, o quêeee”? Não se preocupe, existem alternativas:
-
- Faça seus próprios presentes, como construir ou produzir algo artesanal
- Faça presentes consumíveis, asse um bolo ou biscoitos
- Ponha-se a serviço dos outros como presente: faça uma massagem, tome conta das crianças de um amigo, lave o carro, limpe a casa, corte a grama, etc.
- Compre presentes usados em lojas do tipo brechó
- Junte um grupo (ou a família) e doe para uma instituição de caridade
- Faça trabalho voluntário
- Compartilhe uma experiência com os amigos (como uma viagem ou um jantar fora)
- Criem alguma coisa, juntos, em vez de consumir
- Dê para os outros seus objetos ociosos (uma boa máquina de costura, etc.)
- Sintam gratidão pelo que já tem.
Entrou nessa? Aceite esse desafio! Será divertido, você poupará dinheiro e a sua família precisará ser criativa.

A Tradição das Tradições
Muita gente vai fazer pouco e dizer que adora dar presentes. Afinal, é a tradição.
Sim, claro. Mas novas tradições podem ser forjadas se as velhas não estão funcionando. E eu argumentaria que a tradição de comprar presentes está “quebrada”.
Queremos mesmo ensinar nossas crianças que dar é igual a comprar? Queremos ensiná-las que para demonstrar amor é preciso comprar algo? Nós queremos usar o consumismo em vez da criatividade como exemplo? Estamos dizendo que a única maneira da família e dos amigos se reunirem é se nós gastarmos um caminhão de dinheiro?
Não. Sejamos mais criativos. Vamos começar novas tradições.
Que tipo de tradições? Que tal se as famílias se reunissem para participar de jogos? Construíssem coisas? Saíssem ao ar livre para caminhadas, diversões, natação, brincar na neve, acampar? Que tal se as famílias ensinassem umas às outras como fazer coisas?
E se as famílias se reunissem para ajudar os outros? Voluntariassem-se a distribuir refeições aos pobres, ajudassem na construção de casas, limpassem a vizinhança? Mostre que dar pode ser sensacional e não precisa envolver consumismo.
Seja criativo. Seja saudável. Seja construtivo e tenha compaixão.
Esse texto foi publicado sob a licença Creative Commons. Leo Babauta é o autor do blog Zen Habits, onde o original (em inglês) pode ser lido.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Os planos climáticos do Brasil e França
A crise climática testa menos a eloquência dos governos e mais sua aptidão para reorganizar materialmente a economia, o território e o poder público →
COP15 – Países se reúnem para discutir desafios de cuidar de quem não tem endereço fixo
Confira entrevista exclusiva com presidente da COP15, João Paulo Capobianco, sobre Conferência das Espécies Migratórias, que acontece no Brasil esta semana →
Governo cria nova área protegida no Cerrado de Minas Gerais
Com 41 mil hectares, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Córregos dos Vales do Norte de Minas visa proteger nascentes e comunidades tradicionais da região →
