Notícias

O melhor de ((o))eco em 2013: Notícias (parte 1)

Entre a esperança para a ararinha azul e o desfecho trágico de uma operação de retirada de posseiros, relembre as principais notícias do ano.

Redação ((o))eco ·
29 de dezembro de 2013 · 11 anos atrás

Em fevereiro, duas ararinhas azuis (Cyanopsitta spixii) criadas em cativeiro chegaram ao Brasil. Foi o começo da difícil tentativa de reintroduzir essa espécie na natureza. Em março foi publicado um estudo que mostrou a utilidade das áreas protegidas em reduzir o desmatamento na Amazônia. Em maio, o governo aprovou uma medida que gerou controvérsia: pessoas flagradas com posse ilegal de animais silvestres podem continuar a guardá-los. Em agosto, a Costa Rica resolveu fechar seus dois zoológicos públicos e transferir 348 animais para centros de resgate ou devolvê-los à natureza. No mesmo mês, o governo da cidade do Rio de Janeiro começou a multar pessoas que jogam lixo na rua. Em setembro, um deputado do PP de Pernambuco apresentou um projeto de lei que tira do IBAMA o licenciamento ambiental de obras de infraestrutura, como hidrelétricas. Em novembro, em Rondônia, uma operação para retirar invasores da Floresta Nacional de Bom Futuro teve um desfecho trágico: a morte por tiro de um policial da Força Nacional.

 

O longo regresso da ararinha-azul ao Brasil

Chegada de fêmeas da Alemanha é passo importante para aumentar a população das aves e criar condições para a reintrodução na natureza.

Autorizada a caça de javali-europeu em território brasileiro

Após 2 anos e meio de proibição, Ibama volta atrás e regulamenta caça da espécie exótica, considerada uma praga à biodiversidade do país.

Estudo reforça: áreas protegidas protegem de verdade

Contra os mitos, pesquisadores revelam papel positivo das Terras Indígenas e das Unidades de Conservação Integrais para a conservação.

Pessoas físicas poderão cuidar de animais silvestres

Mas o Ibama continuará sendo o órgão prioritário para a estadia dos animais apreendidos. Resolução entrará em vigor até o começo de 2014.

Morre turista atacada por tubarão em praia do Recife

Vítima estava na praia de Boa Viagem, na capital. Esse é o segundo ataque no ano e a 24ª morte desde 1992, quando começaram as contagens.

Costa Rica fecha os únicos dois zoológicos estatais

Animais serão transferidos para centros de resgate. Porém, a maioria continuará enjaulada, por não terem condições de sobreviverem sozinhos.

Rio de Janeiro: entra em vigor lei que multa quem joga lixo nas ruas

Medida da Prefeitura do Rio começou a valer hoje. Cerca de 100 pessoas foram multadas no Centro. Multas variam de 157 a 3 mil reais.

Manifestantes ocupam BR-163 e exigem diminuição de Floresta

Exigência é para parar com as ações de fiscalização na Floresta Nacional de Jamanxim. Prefeito teve reunião com autoridades da área ambiental.

Projeto retira do Ibama o licenciamento do setor elétrico

Projeto de Lei cria conselho que decidirá, em última instância, a liberação de empreendimentos considerados estratégicos ao Brasil.

Bom Futuro: morte de policial mostra precariedade da Flona

Invasores desrespeitam lei e matam policial da Força Nacional durante ação de reintegração da floresta que já perdeu 65% da área original.

 

 

 

Leia também

Podcast
24 de novembro de 2024

Entrando no Clima #42 | Texto final da COP 29 frustra em todos os pontos

A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar.

Podcast
22 de novembro de 2024

Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina

A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar.

Manguezal na maré baixa na Ponta do Tubarão, em Macau (RN). Foto: Alex LN / Creative Commons
Salada Verde
22 de novembro de 2024

Supremo garante a proteção de manguezais no país todo

Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.