Em fevereiro, duas ararinhas azuis (Cyanopsitta spixii) criadas em cativeiro chegaram ao Brasil. Foi o começo da difícil tentativa de reintroduzir essa espécie na natureza. Em março foi publicado um estudo que mostrou a utilidade das áreas protegidas em reduzir o desmatamento na Amazônia. Em maio, o governo aprovou uma medida que gerou controvérsia: pessoas flagradas com posse ilegal de animais silvestres podem continuar a guardá-los. Em agosto, a Costa Rica resolveu fechar seus dois zoológicos públicos e transferir 348 animais para centros de resgate ou devolvê-los à natureza. No mesmo mês, o governo da cidade do Rio de Janeiro começou a multar pessoas que jogam lixo na rua. Em setembro, um deputado do PP de Pernambuco apresentou um projeto de lei que tira do IBAMA o licenciamento ambiental de obras de infraestrutura, como hidrelétricas. Em novembro, em Rondônia, uma operação para retirar invasores da Floresta Nacional de Bom Futuro teve um desfecho trágico: a morte por tiro de um policial da Força Nacional.
O longo regresso da ararinha-azul ao Brasil
Chegada de fêmeas da Alemanha é passo importante para aumentar a população das aves e criar condições para a reintrodução na natureza.
Autorizada a caça de javali-europeu em território brasileiro
Após 2 anos e meio de proibição, Ibama volta atrás e regulamenta caça da espécie exótica, considerada uma praga à biodiversidade do país.
Estudo reforça: áreas protegidas protegem de verdade
Contra os mitos, pesquisadores revelam papel positivo das Terras Indígenas e das Unidades de Conservação Integrais para a conservação.
Pessoas físicas poderão cuidar de animais silvestres
Mas o Ibama continuará sendo o órgão prioritário para a estadia dos animais apreendidos. Resolução entrará em vigor até o começo de 2014.
Morre turista atacada por tubarão em praia do Recife
Vítima estava na praia de Boa Viagem, na capital. Esse é o segundo ataque no ano e a 24ª morte desde 1992, quando começaram as contagens.
Costa Rica fecha os únicos dois zoológicos estatais
Animais serão transferidos para centros de resgate. Porém, a maioria continuará enjaulada, por não terem condições de sobreviverem sozinhos.
Rio de Janeiro: entra em vigor lei que multa quem joga lixo nas ruas
Medida da Prefeitura do Rio começou a valer hoje. Cerca de 100 pessoas foram multadas no Centro. Multas variam de 157 a 3 mil reais.
Manifestantes ocupam BR-163 e exigem diminuição de Floresta
Exigência é para parar com as ações de fiscalização na Floresta Nacional de Jamanxim. Prefeito teve reunião com autoridades da área ambiental.
Projeto retira do Ibama o licenciamento do setor elétrico
Projeto de Lei cria conselho que decidirá, em última instância, a liberação de empreendimentos considerados estratégicos ao Brasil.
Bom Futuro: morte de policial mostra precariedade da Flona
Invasores desrespeitam lei e matam policial da Força Nacional durante ação de reintegração da floresta que já perdeu 65% da área original.
Leia também
Soluções baseadas em nossa natureza
Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando →
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →