Notícias

Mapeando os parques do WikiParques

Entrando no espírito colaborativo do novo projeto de ((o))eco, o Geonotícias ajuda a mapear as novas áreas protegidas cadastradas no WikiParques. Veja os mapas.

Paulo André Vieira ·
6 de abril de 2014 · 11 anos atrás

No último dia 02 de abril, ((o))eco, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Preservação da Natureza, lançou um site colaborativo aberto ao público que desejar compartilhar seu conhecimento, fotos, debater e explorar as nossas áreas protegidas: o WikiParques.

Para o lançamento do site foram escritos verbetes e preparados mapas com os limites de todos os 69 parques nacionais do Brasil, e para nossa grande felicidade alguns amantes de nossas áreas protegidas não perderam tempo para cadastrar outras unidades de conservação.

Dentre as novas áreas protegidas cadastradas selecionamos algumas para preparar o mapa com seu limites. Desta forma os leitores deste blog podem conhecer um pouco mais sobre essas unidades de conservação e ver mais de perto como elas são, quando vistas pelos satélites que orbitam o planeta.

Os mapas abaixo são interativos, você pode explorar os arredores das áreas protegidas e ver que algumas delas estão encravadas no meio de áreas urbanas muito movimentadas. Use os mapas para conhecer melhor esses lugares, e acesse o WikiParques para aprender mais sobre eles. E se você tiver alguma coisa a acrescentar sobre eles, basta editar o verbete e compartilhar essas informações com o resto do mundo. No melhor espírito colaborativo de uma wiki, este blog está colaborando também e acrescentando os mapas nessas unidades de conservação.

Divirta-se com os mapas e aproveite o WikiParques!

 

Parque Estadual do Jaraguá

 

Parque Estadual da Mata Seca

 

Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

 

Reserva Biológica Poço das Antas

Saiba mais
WikiParques

Leia também
((o))eco lança o site colaborativo WikiParques
Sítios Ramsar Brasileiros vistos do espaço
Os parques nacionais brasileiros em fotos 360°
Parques nacionais do norte do Brasil vistos do espaço
Parques nacionais do nordeste do Brasil vistos do espaço
Parques nacionais do centro-oeste do Brasil vistos do espaço
Parques nacionais do sudeste do Brasil vistos do espaço
Parques nacionais do sul do Brasil vistos do espaço

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Salada Verde
30 de maio de 2025

Sociedade civil protesta contra PL que quer acabar com o licenciamento

Mobilização ocorre em ao menos 12 capitais. Protestos estão marcados para ocorrer neste domingo e marcam o início da semana do meio ambiente

Salada Verde
30 de maio de 2025

Chance de aquecimento da Terra ultrapassar 1,5°C aumentou, mostra estudo

Países caminham para que a principal meta do Acordo de Paris seja descumprida. Chance de que o aquecimento fique entre 1,5ºC e 1,9ºC em pelo menos um dos próximo cinco anos é de 86%, diz ONU

Reportagens
30 de maio de 2025

Como comunidades de fecho de pasto conservam o Cerrado no oeste baiano

Há 300 anos vivendo no bioma, modo de vida fecheiro envolve a criação de gado para subsistência e a proteção da vegetação nativa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.